Ainda que se assista a um contínuo e preocupante aumento médio das temperaturas, por culpa da ação humana, ainda temos Inverno e dias frios, nomeadamente nas regiões mais a Norte e Interior do país ou em cadeias montanhosas. Se sairmos do Portugal, basta ser para a vizinha Espanha, então as temperaturas negativas tornam-se ainda mais comuns nesta época do ano.
Apresentamos, de seguida, um conjunto de 10 dicas que podem ser bastante úteis para desfrutar da sua moto nesta altura do ano, sem o risco de apanhar uma pneumonia, deixar de sentir a ponta dos dedos ou ficar com a impressão que tem o nariz congelado.
Verá que parte das dicas nem sequer são caras ou complicadas de implementar e podem fazer toda a diferença. A ordem que se apresenta é mais ou menos arbitrária.
Veja também Circular de Moto: diferenças nas 4 estações
1. Mantenha-se bem alimentado e hidratado
Para alguns poderá não fazer sentido, mas é de importância capital estar bem hidratado quando está mais frio e damos uso à moto. Uma superior hidratação ajuda a manter a pele mais hidratada e torna-nos mais tolerantes ao frio.
Naturalmente que estão excluídas as bebidas alcoólicas, mesmo as brancas, as tais que consideramos que “aquecem o corpo”, quando é exatamente o oposto!
Um chá quente, uma sopinha ou um chocolate quente podem fazer milagres! Pode até transportar consigo uma embalagem térmica com uma bebida a seu gosto e que, nas paragens, lhe permite sorver pequenos goles. Naturalmente que a alimentação também é crucial e um pouco mais de gordura pode ser bom para o seu organismo, mas sem exageros!
2. Tenha especial cuidado com a pele do rosto e os lábios
O nosso rosto sofre imenso com as agressões causadas pelo frio e facilmente ficam marcas que teimam em não desaparecer, criando ainda mais rugas e até feridas ou manchas que podem ser evitadas.
Claro que o capacete oferece uma importante proteção, sobretudo se for integral, mas não é suficiente e opções de roupa térmica, como uma balaclava ou proteção para o rosto e pescoço, fazem todo o sentido e são de uma grande ajuda.
Um pouco de creme hidratante em toda a cara (se tiver protetor solar ainda melhor, afinal de contas, o sol de inverno queima imenso) e um pouco proteção contra o cieiro fazem todo o sentido. Os lábios são mucosas particularmente expostas e sensíveis. A sua proteção previne situações de feridas, herpes labial, entre outras.