Um prólogo curto de apenas 27km abriu as hostilidades do Dakar 2024 , onde o piloto Rui Gonçalves conseguiu alcançar 18ª posição nesta etapa inaugural.
O Prólogo do Dakar foi uma etapa inteiramente disputada em pisos arenosos, mas com um percurso sinuoso e com alguma navegação, como já é costume esta etapa inicial serve essencialmente como um aquecimento para os competidores.
Rui Gonçalves, cumpriu na íntegra a estratégia que tinha planeado com a sua equipa, optou por um ritmo seguro, o que lhe permitiu concluir a etapa sem problemas com a sua Sherco SEF 450 Rally. Esta abordagem cautelosa visa prepará-lo para as etapas subsequentes, onde a resistência e a habilidade de navegação serão ainda mais cruciais.
A verdadeira exigência da prova do Dakar começa amanhã, com uma etapa desafiadora de 544 km, dos quais 414 km serão cronometrados. O percurso irá decorrer entre as cidades de AlUla e Al Henakiyah, em pistas maioritariamente de piso duro e pedra. Esta etapa promete ser uma estreia inédita para todos os competidores, pois irá serpentear entre vulcões e outros locais de interesse geológico, desafiando a capacidade física e a habilidade de navegação dos pilotos.
Rui Gonçalves partilhou impressões sobre a sua classificação nesta etapa de abertura : ” O mais importante foi que me senti bem e tive um bom “feeling” com a moto. A classificação de hoje deixou-me satisfeito e numa boa posição para amanhã que é, sem dúvida, quando vai começar o verdadeiro Rally Dakar com uma etapa longa com muitas horas em cima da moto. Sinto-me contente por estar aqui de novo para mais um Dakar, o importante é manter a concentração, dar o meu melhor quilómetro a quilómetro e dia após dia. Obrigado a todos pelo vosso apoio!”, revelou o piloto de 38 anos.