fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Classificação “Roteiros Motos”

Redação Por Redação
28 Março, 2024
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Classificação “Roteiros Motos”: O ser humano é prático…ou preguiçoso. Gosta de arrumar as ideias em “gavetas”. Coloca-lhes um rótulo e, dessa forma, sempre que necessita recupera essa informação com mais facilidade. O esquece-a…

Adotemos o mesmo processo para classificarmos os Roteiros Motos – Viagens ao Virar da Esquina. Assim torna-se mais fácil compará-las…se é que isso faz sentido. Seja como for, quem quiser seguir a sugestão, tem aqui umas pistas sobre o que vai encontrar. É evidente que não substitui os textos publicados na revista…mas para os mais preguiçosos…

Numa viagem de moto, ansiamos por estradas divertidas: que sejam sinuosas, íngremes, com belas paisagens e, se possível, que nos enriqueçam sob o ponto de vista cultural ou histórico. E já agora, para maximizarmos o prazer, que a distância a percorrer seja suficientemente longa para nos ocupar a jornada mas não tão extensa que a torne penosa.

São precisamente esses os 6 parâmetros que iremos utilizar para classificar as nossas rotas mototurísticas.

É evidente que existe nesta classificação uma grande dose de subjectividade e esse é o grande desafio para o autor: que quem lê e segue as nossas sugestões, se consiga rever com as suas próprias sensações no final da viagem.

Os critérios de apreciação são, para cada um dos parâmetros, os seguintes, pontuados de 1 estrela (mínimo) a 5 estrelas (máximo):

1. SINUOSIDADE –  critério subjectivo e baseado na experiência de condução (por exemplo, o troço de 40km da Serra do Caldeirão com as suas 365 curvas mereceria uma notação de 4,5);

2. DECLIVE – critério objetivo, tomando por base a percentagem resultante da soma dos declives positivo (subidas) e negativo (descidas) relativamente à distância do percurso e classificado da seguinte forma:

PERCENTAGEMPONTUAÇÃO
+ 8%5
de 7 a 8%4,5
de 6 a 7%4
de 5 a 6%3,5
de 4 a 5%3
de 3 a 4%2,5
de 2 a 3%2
de 1 a 2%1,5
< 1%1

Por exemplo, uma ida e volta entre a Covilhã e a Torre, na Serra da Estrela valeria neste parâmetro, 4 estrelas;

3. PANORÂMICA – critério subjectivo e baseado na apreciação ao longo do percurso (paisagem, diversidade, etc.);

4. CULTURA E HISTÓRIA – critério subjectivo e baseado nos locais visitados e nos conhecimentos adquiridos;

5. DIVERSÃO – critério subjectivo e genérico que tem por base as sensações recolhidas ao longo do percurso. Mesmo não cumprindo na plenitude os critérios de sinuosidade e declive, uma rota com curvas bem desenhadas, alguns sobe-e-desce, paisagem agardável, pode tornar-se bastante divertida em função do ritmo adoptado e da própria envolvente;

6. DISTÂNCIA – critério objectivo que relaciona a distância da rota face à quilometragem diária ideal considerada para um percurso mototurístico que inclua não só a condução mas também as paragens para visitas, alimentação, realiazação de fotos ou vídeos.

Assim, considera-se 150 km como valor ideal para um dia. A classificação será ditada pelo rácio entre os quilómetros percorridos e esse valor de referência. Se a distância diária superar o valor referencial de 150 km penalizará a pontuação (pois considera-se que não se terá tirado total partido do percurso devido à sua extensão).

Por exemplo, uma distância de 120km receberá uma pontuação de 4 estrelas e uma distância de 200 km receberá apenas 3,5.

A PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO “ROTEIRO MOTOS – VIAGENS AO VIRAR DA ESQUINA”

Revista Motos – Edição Janeiro 2024: “Do inferno ao paraíso é um instante!”

Nesta primeira rota mototurística introduzimos uma novidade: a classificação “Roteiro Motos-Viagens ao Virar da Esquina” cujo cálculo agrega um conjunto de 6 parâmetros pontuados de 1(mínimo) a 5 (máximo) e de onde no final calculamos o valor médio que pontua este roteiro.

O objetivo é criar termos de comparação entre as diferentes rotas que iremos publicar daqui em diante, permitendo ao leitor “saber ao que vai” em cada uma delas.

São eles, aplicados a esta rota:

POR: Henrique Saraiva – Viagens ao Virar da Esquina
FOTOS: Henrique Saraiva – Viagens ao Virar da Esquina

RELACIONADOS

Voge anuncia um novo preço para a SR16
Notícias

Voge anuncia um novo preço para a SR16

A Voge comunica uma importante atualização no preço da sua scooter SR16, que passa a estar disponível por 2.688...

Por Redação
29 Outubro, 2025
Triumph desvenda a nova Trident 800
Notícias

Triumph desvenda a nova Trident 800

A Triumph Motorcycles revelou a novíssima Trident 800, uma roadster naked de gama média, concebida para oferecer um desempenho...

Por Redação
29 Outubro, 2025
FORT 125N é a nova Grand Touring da QJ Motor
Notícias

FORT 125N é a nova Grand Touring da QJ Motor

A QJ Motor anuncia a chegada ao mercado português da nova FORT 125N, uma scooter do segmento “GT –...

Por Redação
28 Outubro, 2025
Puretech Moto apresenta marca BENDA ORV
Notícias

Puretech Moto apresenta marca BENDA ORV

Com um design arrojado, acabamentos premium e uma presença imponente, os veículos BENDA ORV representam uma nova geração de...

Por Redação
28 Outubro, 2025
Próximo Post
Continua a Operação de Natal e Ano Novo

Continua a Operação de Natal e Ano Novo



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt