A equipa portuguesa, Franco Sport, anunciou que vai participar na próxima edição do Rally Dakar 2024.
Este evento marcará a segunda presença de Mário Franco, ex-campeão nacional de todo-o-terreno TT2 e vencedor da Taça Yamaha, na competição mundial de SSV. Este ano, Franco terá a companhia de Daniel Jordão, um piloto com um vasto currículo desportivo, que fará a sua estreia como co-piloto no Rally Dakar.
A apresentação da equipa teve lugar na Bluemotor, Concessionário Oficial Yamaha em Santarém, a cerimónia reuniu elementos da Franco Sport, diversos parceiros e inúmeros entusiastas da modalidade.
Nesta ocasião, Mário Franco partilhou o seu entusiasmo por regressar ao Dakar, destacando a expectativa de enfrentar desafios ainda maiores e uma forte concorrência na nova classe Challenger (ex-SSV T3), onde competirão com um inovador protótipo ligeiro Yamaha.
“Estou imensamente feliz por poder voltar ao Dakar dois anos depois da minha estreia. Sei que vamos ter pela frente uma prova ainda mais exigente do que em 2022 e vamos encontrar uma concorrência muito forte na classe Challenger. O Dakar como principal evento motorizado a nível mundial tem sempre de nos reservar algumas surpresas e dificuldades diferentes do habitual. Para além da extensa quilometragem, nesta edição vamos ter uma etapa de quarenta e oito horas, na qual vamos ter que nos ‘safar’ com os nossos próprios meios e sem possibilidade de contacto com alguém “, afirmou Franco com entusiasmo.
O Rally Dakar 2024 promete ser uma edição desafiadora, com o seu quinto ano consecutivo na Arábia Saudita. A competição inicia-se com um prólogo em Al-Ula no dia 5 de janeiro e terá fim em Yanbu a 19 do mesmo mês. Os pilotos enfrentarão um percurso de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 serão cronometrados, distribuídos por 14 dias de corrida, 12 etapas, e um prólogo. A edição de 2024 traz uma novidade: uma etapa crono de 48 horas, onde os pilotos serão testados ao extremo.
A equipa Franco Sport parte para esta competição com objetivos ambiciosos, mas realistas. Mário Franco salienta: “O objetivo primordial passa por terminar o Dakar, mas vamos procurar andar depressa e ser competitivos, apesar de não sermos dos mais experientes na prova. Vamos conscientes das dificuldades, mas muito motivados para um desafio fantástico”.