Após décadas de inspiração na cultura, a Royal Enfield apresentou uma roadster, inspirada nas motos custom.
A Royal Enfield Shotgun 650 fez a sua estreia mundial dia 24 de novembro em Goa, no evento Motoverse 2023. Com a moto de série a ser lançada no início do próximo ano, esta Shotgun 650 Motoverse Edition é uma edição limitada com um esquema de cores personalizado, da qual só existem 25 unidades que estiveram disponíveis para reserva até dia 25 à meia-noite, exclusivamente para os participantes no Motoverse. Nunca se voltará a produzir algo parecido, o que fez com que o evento tivesse sido uma oportunidade única para possuir esta moto de coleção.
Construída sobre a plataforma 650-Twin da Royal Enfield, a Shotgun 650 Motoverse Edition é um tributo à cultura da customização. Presta homenagem à sua precursora, a SG650 Concept e o seu design ‘neo-distópico’, celebrando as possibilidades que a motos Royal Enfield oferecem enquanto telas em branco para as mentes mais criativas do motociclismo.
Veja também Royal Enfield anuncia o preço e a chegada da Himalayan 450
Mais informações sobre a nova Shorgun 650
Falando sobre o lançamento desta nova moto, Siddhartha Lal, Diretor Geral da Eicher Motors Ltd., afirmou:
A Shotgun 650 é uma moto linda de morrer, de inspiração custom e que junta mais de um século de ADN de puro motociclismo da Royal Enfield com o espírito renegado da cultura custom. O objetivo era construir esta moto modular, que muda de forma e é quase como um mutante disfarçado de moto. Movida pela nossa premiada plataforma 650-Twin, é uma verdadeira delícia de conduzir em reta e em curva. A Shotgun 650 é a nossa tentativa de novas categorias e segmentos de nicho para os crescentes entusiastas da autoexpressão por todo o mundo.
A edição Motoverse da Shotgun 650 inspira-se nas motos do futuro. As suas superestruturas, feitas à medidas e pintadas à mão, contam com um gradiente cuidadosamente elaborado e pormenores em néon que nenhuma outra fábrica pode produzir. Cada uma destas 25 motos foram customizadas ao longo de meses, o que as torna diferentes de qualquer outra Royal Enfield ou de qualquer outra moto nas estradas atualmente.
Falando sobre a inspiração e o design da moto, Mark Wells, Chefe de Design da Royal Enfield, acrescentou:
Desenhar a Shotgun 650 Motoverse Edition foi uma jornada entusiasmante para a equipa de design, rumo ao futuro da Royal Enfield. Após termos mostrado a SG650 Concept na EICMA em 2021, esta gerou um enorme interesse por parte dos construtores custom internacionais, e chamou tanto a atenção que decidimos construí-la como moto de produção.
A Shotgun 650 Motoverse Edition foi construída pela mesma equipa que desenhou a Concept e, por isso, está muito próxima desta concept-bike – muito mais do que é habitualmente possível. Conserva a mesma ‘nacelle’ (estrutura do farol e instrumentação) em alumínio fundido, guarda-lamas cortados, superestruturas angulares e uma postura confiante e agressiva. No coração desta moto está a simplicidade das suas formas e a pura composição de metal que é um testemunho à sua fonte de inspiração – a cultura custom. A Shotgun 650 oferece a tela perfeita para os construtores experientes, bem como para aqueles que agora se iniciam na sua viagem de customização.
Mais detalhes e dados sobre a comercialização
A Shotgun 650 leva o legado da customização mais além, permitindo aos motociclistas exprimirem a sua afirmação sem sacrificar os benefícios do ecossistema dedicado de pós-venda da Royal Enfield. Concebida como uma revolucionária custom neo-retro, a intenção da Shotgun 650 era libertar-se dos constrangimentos históricos ao mesmo tempo que preserva o ADN fundamental da marca. A moto representa uma harmoniosa mescla de tradição e progresso, com peças de alumínio que integram meticulosamente a estética clássica com um grafismo moderno. Com um desenho modular revolucionário, a Shotgun 650 é capaz de se transformar de uma monolugar clássica para uma turística de fim de semana com dois lugares em questão de minutos, convidando os motociclistas a embarcarem numa viagem de personalização como nunca até hoje. As suas proporções contidas e a silhueta baixa permitem uma condução firme com ótima ergonomia.
O depósito, que se assemelha muito ao da Concept SG650, representa uma nova direção, enquanto respeita as históricas linhas da Royal Enfield, tal como as exclusivas jantes de dez braços com ABS integrado. A suspensão dianteira conta com uma forquilha invertida e mesa de direção superior em alumínio integrada, com guiador baixo e extralargo. Na traseira, os dois amortecedores estão montados no clássico braço oscilante, com um flutuante assento de cabedal negro cosido à mão, que espelha a construção moderna com um piscar de olhos ao passado.
A Shotgun 650 é construída sobre a robusta plataforma de 650 cc, celebrada pela sua impressionante performance e versatilidade. O motor, um 650 Twin escurecido, com novas tampas do motor em negro brilhante, conjuga-se com um sistema de escape customizado que pressagia a estética do futuro e, ao mesmo tempo, nos remete para a experiência sonora que foi durante muito tempo um emblema da Royal Enfield. A moto vem equipada com acessórios de moto genuínos Royal Enfield feitos à medida, tal como os espelhos nos extremos do guiador e os intermitentes negros em LED.
A edição exclusiva e limitada Shotgun 650 Motoverse Edition encarna o espírito de originalidade e autoexpressão, garantindo aos seus proprietários acesso a um clube exclusivo que possui uma peça única do legado da marca. A moto de produção em série será lançada no início do próximo ano por todo o mundo, começando pela Europa e pela Índia.