A Zero Motorcycles, líder em motos e motorizações elétricas, apresentou os novos modelos da sua linha MY24 no Salão de Milão, onde se destaca a apresentação de quatro novas propostas com a S, DS, DSR e DSR/X Black Forest, lançamento que representa um marco na história da empresa americana.
Enquanto as novas S, DS e DSR foram completamente renovadas e mantêm apenas o nome e o espírito de seus antecessores, a DSR/X Black Forest é a derradeira moto de aventura elétrica. Mais de 16 anos de desenvolvimento e 265 milhões de quilómetros percorridos permitem que a Zero Motorcycles ofereça a gama mais completa de qualquer fabricante de motos elétricas. Se há apenas um ano a DSR/X se tornou a primeira moto elétrica do tipo aventura, desta vez a oferta chega renovando parte das duas famílias, como a Street composta pela SR/F, SR/S, SR, S e FXE e a Dual Sport com a DSR/X, DSR, DS, FX e DSR/X Black Forest 2024.
A S é a grande novidade da gama Street, o modelo elétrico mais longevo do mercado e que se reinventa para se manter como referência. Com base no SR, a Zero Motorcycles oferece um modelo acessível com uma carta de condução para condutores mais três anos de experiência ou uma carta A1. É alimentado por um motor de nova geração, como o Z-Force 75-7 e com uma autonomia urbana de 248 quilómetros graças à sua bateria de 14,4 kWh. O tempo de carregamento padrão é de 4 horas para atingir 95% e apenas 1,3 horas com Rapid Charge (opcional).
Em números, a Zero S atinge uma velocidade máxima de 149 km/h e em termos de potência situa-se nos 11 kW (15 cv) com um pico de 45 kW (60 cv). Além disso, tanto na S, SR, DS como na DSR, o Controle de Estabilidade de Motos (MSC) da Bosch tem ABS e controle de tração, um MSC cuja versão completa, incluindo ABS em curva, pode ser adquirida e atualizada na Cypher Store.
Veja também Zero FXE supermotard elétrica para Carta A1
Alguns destaques
As exclusivas SR/S e SR/F continuam sendo as referências obrigatórias da família Street, motos de alto desempenho e alta carga tecnológica capazes de atingir 200 km/h, além de serem os modelos mais configuráveis do mercado. Como novidade, a sua irmã mais nova, a popular SR, está posicionada para utilizadores com licença A2 com a possibilidade de melhorar o seu desempenho visitando o concessionário assim que o seu proprietário obtiver a licença A. A Zero FXE surge como modelo de acesso, uma opção ágil e ousada para a cidade acessível com licença A1 ou B com mais três anos de experiência. Vem equipada com uma bateria de 7,2 kWh e oferece até 161 km de autonomia em cidade.
A gama Dual Sport também se renova com a incorporação das novas DS, DSR e DSR/X Black Forest. Neste caso inspiram-se na DSR/X para revolucionar as propostas mais versáteis da Zero Motorcycles. A DS é o modelo acessível com licença A1 ou B mais três anos de experiência. Tal como as S eDSR, conta com o novo motor Z-Force 75-7 e a bateria Z-Force 14,4 que lhe permite oferecer 232 quilómetros de autonomia em cidade e carregar el 95% de la bateria em modo standard em 4 horas. Vem de fábrica com um carregador de 3 kW. Como o resto de suas irmãs (exceto o FX), possui o sistema Motorcycle Stability Control (MSC) da Bosch, conetividade e cinco modos de condução pré-carregados (Rain, Eco, Standard, Sport e Canyon). A DS propõe-se como modelo de entrada nesta renovada gama maxitrail e com uma interessante relação qualidade-preço no mundo da mobilidade elétrica.
Mais pontos de interesse
A DSR é mais uma das adições à família Dual Sport e destina-se a utilizadores com licença A2, embora tenha a particularidade de poder atualizá-lo no concessionário para atingir 52 kW (70 CV) de potência e um binário de 195 Nm. sendo acessível a condutores com carta A. A bateria de 15,6 kWh e a gestão do seu sistema operativo permitem-lhe proporcionar 249 quilómetros de autonomia na cidade e carregar 95% da bateria em 3,9 horas, de série. Tal como acontece com o DS e DSR/X, a suspensão Showa é totalmente ajustável.
A espetacular DSR/X Black Forest completa a linha Dual Sport, que inclui a DSR/X, a primeira moto elétrica de aventura, e a FX, proposta da Zero Motorcycles para os amantes de trilhos mais leves. Na base da Black Forest está a DSR/X mas com equipamentos de fábrica superiores, onde não faltam malas laterais, topcase, proteção inferior e outros acessórios para acentuar o seu caráter aventureiro.
Tal como a DSR/X, a DSR/X Black Forest apresenta o sistema Motorcycle Stability Control (MSC) da Bosch e inclui o sistema MSC Off-Road como padrão.