A multinacional alemã, Bosch, apresentou no Salão de Milão várias soluções de componentes e sistemas para a moto, nomeadamente a três níveis:
Assistência ao piloto: A Bosch está a tornar todas as classes de motos mais seguras com as novas gerações de sensor de radar e controle de estabilidade;
Conetividade: Com uma visão clara da estrada graças às soluções de ecrã inteligente e sistemas de infoentretenimento da Bosch;
Eletromobilidade: a mais recente tecnologia da Bosch abre caminho para o futuro.
Veja também Bosch aposta forte na segurança para motos
Alguns exemplos
A Bosch oferece soluções de exibição para cada aplicação, para que os condutores fiquem atentos à velocidade e outras informações do veículo enquanto estiverem na estrada sem que isso os distraia do que está acontecendo ao seu redor. É o caso do TFT Cluster 5″, que permite que os utilizadores vejam todas as informações que precisam num piscar de olhos.
A Bosch é a fornecedora líder mundial de sistemas de segurança para motos e já tornou a condução sobre duas rodas significativamente mais segura com seu ABS para motos e Controle de Estabilidade de Motociclos (MSC). Agora, a empresa está a dar o próximo passo no desenvolvimento de seu MSC: de acordo com estimativas da Bosch Accident Research, o MSC poderia prevenir ou mitigar 5% de todos os acidentes de moto envolvendo ferimentos pessoais apenas na Alemanha se todas as motos estivessem equipadas com ele. Com esse objetivo em mente, a Bosch agora oferece controle de estabilidade também para segmentos inferiores.
As soluções da Bosch para sistemas de assistência a motos baseados em radar também ajudam a melhorar a segurança na estrada: de acordo com a Bosch Accident Research, um em cada sete acidentes com motos pode ser evitado com esses sistemas de assistência baseados em radar. Isso porque os assistentes eletrónicos estão sempre alertas e reagem mais rápido do que os humanos em emergências. Esses sistemas e funções são baseados em sensores e serão aprimorados com a nova geração de radares Bosch para veículos de duas rodas.
A Bosch conta com a mais recente tecnologia para emissões mais baixas, desenvolvendo soluções altamente eficientes num esforço para ajudar os fabricantes de veículos a reduzir as emissões. Na EICMA 2023, a Bosch apresenta o seu motor elétrico de cubo de roda de próxima geração. Ao otimizar o projeto do estator e do rotor, foram alcançadas economias de peso de até dois quilogramas, sem perda de desempenho.
A Unidade de Controle de Condução da Bosch (Bosch Drive Control Unit) combina o inversor, o sistema de gestão do motor e o controle do veículo num componente compacto. Em conjunto com o motor do cubo da roda, a Unidade de Controle de Acionamento pode ser usada para implementar funções de conforto, como um modo de arranque mais suave (Smooth Riding) ou controle de cruzeiro para manter a velocidade. Controlado pelo motor elétrico, o controle elétrico de tração evita que a roda traseira escorregue no arranque e aumenta a segurança de condução.
O One-Throttle Ride, por sua vez, é uma função adicional que aumenta a eficiência do motor, permitindo que a moto recupere a energia de travagem e a use depois nas acelerações. Isso ajuda a estender a autonomia elétrica da bateria até 8%.