No quinto episódio da série web Ducati World Première 2024, a Ducati revelou ao público a nova Hypermotard 698 Mono, a primeira Supermotard monocilíndrica da Ducati.
A Hypermotard 698 Mono foi criada com o único objetivo de emocionar nas curvas, entre as bermas das pistas, mas também na cidade, transformando cada movimento no momento mais divertido do dia. Um objetivo alcançado através da aplicação de soluções técnicas derivadas do mundo da Panigale para o motor, eletrónica e chassis a um novo segmento para a Ducati, criando assim uma moto capaz de proporcionar emoções inesquecíveis.
A Hypermotard 698 Mono foi, de facto, concebida e construída para atingir o máximo desempenho no asfalto e está equipada com o novo Superquadro Mono, o motor de estrada monocilíndrico mais sofisticado e de elevado desempenho alguma vez produzido. Um motor que bate recordes graças à potência máxima de 77,5 cv e à rotação máxima de 10.250 rpm, que constituem novas referências para a categoria. Este motor deriva do bicilíndrico da 1299 Panigale, do qual herda o pistão de 116 mm de diâmetro, a câmara de combustão, as válvulas de admissão em titânio e de escape em aço e a distribuição Desmodromic, a mesma solução que a Ducati utiliza no MotoGP (detalhes técnicos do motor Superquadro Mono podem ser encontrados aqui).
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Pacote eletrónico
O seu pacote eletrónico permite aos menos experientes aprenderem a conduzir como um piloto de Supermotard, apoiado pelo ABS Cornering que, para esta moto, possui definições especificamente desenvolvidas para gerir a “condução lateral” na pista.
O mesmo pacote permite que os pilotos mais experientes explorem ao máximo a elevada potência do motor Superquadro Mono e o chassis estável e rigoroso. A Hypermotard 698 Mono combina a precisão da dianteira das motos desportivas Ducati com a agilidade típica das Supermotards, para uma condução fácil, intuitiva e, acima de tudo, divertida como uma moto divertida deve ter. Este equilíbrio foi conseguido graças às dimensões do quadro que permitem uma frente mais neutra e comunicativa em comparação com as motos derivadas do mundo offroad, que são tipicamente mais subviradoras.
A tudo isto junta-se um design que realça a presença do novo motor Superquadro Mono e que combina os traços distintivos das Supermotards de competição, como a simplicidade, agressividade e leveza visual, com a limpeza e sofisticação das superfícies a que os Ducatisti estão agora habituados.
Cores, disponibilidade e preço
A nova Hypermotard 698 Mono estará disponível nos concessionários da rede Ducati a partir de janeiro no clássico Vermelho Ducati com quadro revestido a pó, ou na versão RVE com gráficos dedicados, quadro preto e caixa de velocidades DQS de série.
Para os pilotos mais jovens, com carta de condução A2, a Ducati oferece a versão com potência limitada a 35 kW. Nesta versão, o Superquadro Mono debita 43,5 cv às 6.250 rpm e 5 kgm às 5.750 rpm.
O vídeo dinâmico da Hypermotard 698 Mono pode ser visto no canal da Ducati no YouTube. Relativamente a preço de venda ao público ainda não existe informação.
Equipamento de série
Motor Ducati Superquadro Mono com diâmetro e curso de 116 e 62,4 mm, 659 cc, potência máxima de 77,5 cv às 9.750 rpm, binário máximo de 6,4 kgm às 8.000 rpm (versão A2 43,5 cv às 6.250 rpm e 5 kgm às 5.750 rpm), pistão box-in-box, distribuição desmodrómica com válvulas de admissão em titânio;
Quadro em treliça de aço com tubos de diferentes secções e espessuras, subquadro em tubo de aço e braço oscilante de dupla face em alumínio;
Forquilha invertida Marzocchi de 45 mm, totalmente regulável, com reguladores superiores para calibrações hidráulicas, curso de 215 mm. Mono-amortecedor Sachs totalmente regulável com interposição de ligações progressivas, reguladores externos para calibrações hidráulicas, curso da roda de 240 mm;
Jantes de liga leve de 5 raios 120/70-17″ e 160/60-17″ com pneus Pirelli DIABLO™ Rosso IV
Sistema de travagem em curva Bosch-Brembo ABS 10.3ME;
Disco dianteiro de 330 mm de diâmetro com flange de alumínio e pinça radial Brembo M4.32 de 4 pistões;
Apoios para os pés do condutor otimizados para condução desportiva com cobertura de borracha amovível para máxima aderência com botas de competição;
Farol totalmente em LED com DRL duplo C, farol traseiro totalmente em LED;
Painel de instrumentos com ecrã LCD IBN (Improved Black Nematic) de 3,8″ com LED de mudança de velocidades;
Bateria de iões de lítio;
Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch;
3 modos de potência (baixo, médio, alto);
4 modos de condução (Sport, Road, Urban, Wet);
Controlo Ducati Wheelie (DWC);
Controlo de tração da Ducati (DTC);
Controlo do travão motor (EBC);
Controlo de potência de arranque da Ducati (DPL);
Ducati Link Ready com aplicações de infoentretenimento;
Ducati Quick Shift (DQS) para cima e para baixo.
Acabamentos
RVE, com grafismos dedicados e DQS de série
Standard, com grafismo vermelho Ducati