Quem conduz moto não suporta, por norma, a ideia de viajar no lugar do passageiro. Muitas vezes esquecemos de quem vai atrás tem um papel determinante e que há uma série de dicas que podem melhorar o conforto do passageiro, condutor e melhorar o comportamento da moto quando se viaja a dois.
Para todos, nomeadamente para os passageiros, fica um conjunto de sugestões e dicas que podem ser úteis, mesmo sendo sobretudo princípios de bom senso.
Por último, para os nunca transportam passageiro, tirando as motos homologadas para apenas um passageiro, como sucede no off-road ou na competição, nem sabem o que perdem! Circular de moto a dois pode ser uma experiência muito enriquecedora e divertida, embora também possa ser frustrante e até assustadora. Depende de ambas as partes.
Veja também 10 dicas para andar de moto com o tempo quente
1 – Não tema ser pendura
Pode ser por não ter carta de condução, moto ou qualquer outro motivo, mas é um ato de confiança em quem conduz. Afinal de contas, estamos a depositar a nossa vida nas mãos de outra pessoa e temos de nos deixar conduzir por ela.
Se verificar que o condutor demonstra sinais de cansaço, nervosismo ou que não está nas plenas capacidades físicas ou psicológicas para conduzir, basta dizer não e não assumir o assento traseiro. Saber dizer, pode ser sinónimo de segurança.