A Triumph Motorcycles descobriu a verdade por detrás de um famoso mito das motos: em 1965, Elvis Presley decidiu oferecer um presente extraordinário a todos os membros da sua “Mafia de Memphis”: motos Triumph TR6 e T120. Agora, a Triumph, a Gibson e a Elvis Presley Enterprises unem esforços para as descobrir, restaurar e ajudar numa causa nobre.
Depois de descobrir nos arquivos de Graceland os cheques originais da compra, assinados pelo próprio Elvis – uma descoberta apoiada pelo relato de Jerry Shilling, um amigo próximo de Elvis – pode confirmar-se que ‘o Rei do Rock’ comprou nove motos Triumph para andar com os seus amigos mais próximos pelas colinas de Los Angeles.
Elvis Presley é uma lenda da música e um ícone cultural. É o artista a solo mais vendido da história e uma verdadeira estrela de cinema, com 31 filmes de Hollywood protagonizados. Era também um motociclista apaixonado e apareceu de moto em vários dos seus filmes, nomeadamente aos comandos de uma Triumph Bonneville 650 ‘Desert Sled’, vermelho e prata, na comédia musical de 1968, ‘Stay Away Joe’. Mas a aproximação de Elvis à Triumph aconteceu vários anos antes, numa história que tem tanto ‘rock and roll’ quanto o seu protagonista.
Veja também Triumph mostra 120 anos de história
A história das nove motos
Em junho de 1965, Elvis participou no musical ‘Frankie and Johnny’, filmado no ‘Samuel Goldwyn Studios’, em Hollywood e, ao deixar o ‘set’, passava o tempo que tinha livre com os seus amigos mais próximos, conhecidos como ‘a Mafia de Memphis’, na sua casa em Bel Air. Certo dia Jerry Schilling, amigo de Elvis e membro da famosa “Memphis Mafia”, comprou uma Triumph T120 Bonneville 650 na ‘Robertson & Sons’, no Santa Monica Boulevard e quando levou a moto para casa, Elvis pediu-lhe para dar um passeio pelo bairro. Jerry, claro, concordou.
Elvis testou a moto e ficou impressionado. Tanto que ao regressar pediu ao seu colaborador Alan Fortis para encomendar “uma para cada um dos rapazes, mas tem de ser esta noite!” A ‘Robertson’ conseguiu entregar sete motos Triumph nessa mesma noite, uma mistura de TR6 e T120 com carburador duplo de alto desempenho.
Juntos, percorreram Bel Air até altas horas da madrugada e só pararam quando os vizinhos chamaram a polícia. As motos que faltavam chegaram dois dias depois e os nove amigos fizeram questão de aproveitar ao máximo o tempo livre deixado pelas filmagens, saindo todos os domingos para passear juntos na ‘Pacific Coast Highway’.
Jerry Shilling, um amigo próximo de Elvis, recorda: Elvis adorava andar de moto e eu sabia que quando visse a minha nova Bonneville iria querer experimentá-la… E quando o fez, queria que todos os amigos tivessem um para que pudéssemos andar juntos.
A Triumph Tr6 e A Bonneville T120 de ‘64
Acredita-se que as Triumph que Elvis comprou eram provavelmente unidades de 1964: TR6 e Bonneville T120, de 650cc, dois modelos que foram revolucionários em termos de desempenho e que, essencialmente, eram a mesma moto com um ou dois carburadores e configurações diferentes. A Bonneville ’64 foi comercializada em duas cores: ‘Gold e Alaskan White’; enquanto a TR6 tinha um esquema ‘Hifi Scarlet e Silver Sheen’ com ´pinstripes’ dourados, além do quadro e forquilha em preto.
A Bonneville T120 havia sido lançada em 1959 e foi batizada como tributo aos múltiplos recordes de velocidade da Triumph nos Bonneville Salt Flats e é reconhecida em todo o mundo do motociclismo como um verdadeiro ícone de design e responsável por elevar a Triumph ao topo em desempenho, manobrabilidade e estilo durante os anos 60. A ‘Bonnie’ de 1964 com especificações americanas e guiador alto é considerado um clássico dos mais desejados atualmente.
Ajude a encontrar as Triumph da ‘Memphis Mafia’
As nove motos originais estão atualmente desaparecidas, sem qualquer registo formal do seu destino após o verão de 1965. É por isso que a Triumph está agora a apelar aos fãs de todo o mundo para que ajudem a localizar estas motos e a descobrir qual o seu destino atual.
Os investigadores da Triumph estão ansiosos por encontrar qualquer pessoa que tenha alguma pista fiável sobre o que aconteceu a cada uma destas motos, ou sobre a sua última localização conhecida. Com os fãs da Triumph e de Elvis à espreita, há esperança de que um dia uma destas motos venha à luz e esteja em exibição ao lado de outras Triumph históricas.
Se tiver alguma informação sobre o paradeiro de uma destas motos históricas, contacte a Triumph através do endereço de email [email protected].