Ficamos mais uma semana pelo Japão, agora para apresentar uma moto diferente e relativamente pouco comum no nosso mercado, apesar das suas muitas qualidades enquanto verdadeira sport tourer.
Vamos deixar ser o Nuno Fernandes, na primeira pessoa, contar a sua história, sendo que esta moto já foi dele duas vezes…
Fala-nos de ti e da tua experiência no mundo das motos…
Sou uma pessoa que gosta muito de usufruir do que a vida nos oferece, dentro das nossas limitações, e adoro andar de moto, é algo muito terapêutico que me ajuda a compensar uma vida profissional bastante exigente. Tive umas aceleras quando era jovem e só mais tarde em 2009 comecei novamente a ter moto e tirei a carta, desde então já tive 14 motos diferentes!
Que tipo de motociclista és?
Fruto dos meus 49 anos, sou um motociclista que gosta mais de viajar de moto, do que circular nas cidades, por ter menos perigo, e podermos desfrutar das excelentes estradas que temos no nosso país e até na vizinha Espanha. Insiro-me no segmento Sport Touring, gosto de motos confortáveis, com um motor redondo e vigoroso (acima de 4 cilindros) e com alguma desportividade associada.
Porquê esta moto em particular? O que mais e menos gostas nela?
Das 14 que tive desde 2009, a Kawasaki GTR 1400 é a moto que consegue preencher todos os requisitos que eu valorizo numa moto, nesta fase de vida, curiosamente esta moto foi comprada por mim duas vezes, tal a paixão, quando a tive a 1ª vez quis experimentar uma Trail (Yamaha Super Ténéré 1200), mas fiquei sempre arrependido, depois tive uma Caponord 1200, XJR1300, FJR1300, e numa viagem de carro vindo do Porto vi a “minha” GTR à venda na Marinha Grande, foi um sinal… parei e vi a moto, acordei logo fazer a troca por troca com a FJR que tinha e voltei a ter a melhor moto do mundo, a Kawasaki GTR 1400. É uma moto Fantástica, excelente ciclística, motor fenomenal, o melhor veio de transmissão que já se fez (sistema Tetra Lever) e boa protecção aerodinâmica.
Prevês sucessora? Qual?
Infelizmente as marcas abandonaram este segmento de motos, apenas temos a BMW com a RT e a K1600 GT, a Kawasaki Ninja 1000 SX e a Suzuki 1000 GT não são motos iguais, e têm corrente, como tal, não existe uma moto disponível atualmente que me preencha as medidas e seja melhor que a minha GTR. Talvez a Kawsaki H2 Sx Tourer, mas….para já ainda não…
Que conselhos dás a quem anda de moto? E a quem não anda?
A quem anda de moto, nunca circular sem o equipamento adequado, Capacete integral, Luvas, blusão (com reforço nas costas), calças com proteções e calçado de moto, atualmente existe equipamento para todas as estações e não vale a pena arriscar. Choca-me imenso pessoas andar de moto de t-shirt, calções e afins, arriscam a vida sem necessidade.
A quem não anda de moto, utilizar ativamente os espelhos das suas viaturas, para estar atento aos motociclistas e não só, principalmente quando mudam de faixa de rodagem. Devemos ter sempre Bom Senso na Estrada e Respeitar-nos! Estamos melhores, mas os condutores de veículos de 4 rodas muitas vezes têm atitudes retrógradas na estrada.
Veja também a moto do Leitor Yamaha DT 50 Lcd