Na semana que agora está a chegar ao fim o preço dos combustíveis conheceu um ligeiro abrandamento, mas que foi insuficiente para permitir algum alívio no bolso dos consumidores.
Para a próxima semana tudo aponta no sentido de vir a ocorrer uma nova redução no preço dos combustíveis e mais relevante. Isto partindo sempre do pressuposto que não vão ocorrer alterações ao nível da carga fiscal e lembrando que os revendedores têm liberdade na definição dos preços que cobram.
Assim, tendo por base as nossas previsões para a semana de 9 a 15 outubro e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), é de esperar que as notícias sejam positivas.
Veja também preço dos combustíveis de 2 a 8 de outubro
A gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,79 euros. Considerando, pois, que venha a ocorrer uma redução de até cinco cêntimos por litro.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que a descida seja inferior, cerca de três cêntimos. Caso se confirme esta previsão, o preço médio por litro será de 1,72 euros.
Neste cenário, a distância no preço médio entre os dois combustíveis esbate-se, sendo agora de sete cêntimos por litro.