A Ducati Panigale V4 R e a Ducati Panigale V2 foramprotagonistas no fim-de-semana de corridas na jornada portuguesa. Os resultados em Portimão permitiram ao fabricante de Bolonha vencer o Título Mundial de Construtores a uma ronda do fim, tanto em WorldSBK como em WorldSSP.
O fim de semana de corridas deu à Ducati grande satisfação com o primeiro Título Mundial de Nicolò Bulega na categoria WorldSSP e um hat-trick de vitórias para Álvaro Bautista, que permitiu ao Campeão do Mundo em título aumentar a liderança na tabela para 60 pontos, tornando-se o piloto Ducati com maior número de vitórias no Campeonato do Mundo de Superbike. Para Bautista, as 56 vitórias conseguidas aos comandos da Panigale V4 R são um recorde histórico que lhe permitem liderar um ranking que inclui nomes como o quatro vezes Campeão do Mundo “King” Carl Fogarty (55), o três vezes Campeão do Mundo Troy Bayliss (52) e Chaz Davies (28).
Na temporada de 2023, em WorldSBK as vermelhas de Borgo Panigale alcançaram pelo menos uma vitória em todas as rondas do Campeonato do Mundo, conseguindo 25 sucessos no total, com 42 pódios em 33 corridas. Em WorldSSP o sucesso foi muito semelhante, com os pilotos da Ducati a subirem ao lugar mais alto do pódio 15 vezes (das quais 14 com o Campeão do Mundo Nicolò Bulega) e foram capazes de terminar no top 3 por 30 ocasiões em 22 corridas.
Veja também SBK Portimão: tudo pronto
A opinião do CEO da Ducati, Claudio Domenicali
Portimão foi um fim de semana memorável para a Ducati. Em dois dias vencemos o Título de Construtores em Superbike e o Título de Construtores e de Pilotos em Supersport com Nicolò Bulega. Estas são vitórias importantes, que recompensam o trabalho efetuado e certificam a posição das nossas motos com a referência para os campeonatos de motos derivadas de série.
Desde 1991 até hoje, já vencemos 19 Títulos Mundiais de Construtores em Superbike, uma performance verdadeiramente incrível quando comparada com o total de 13 títulos ganhos por todos os outros construtores juntos. 32 anos já passaram desde aquele primeiro título, mas a Ducati continua a ser conduzida pela mesma paixão e determinação que levou a estes fantásticos resultados. Gostaria de agradecer aos pilotos e equipas que contribuíram para conquistar este excelente objetivo, bem como a todas as raparigas e rapazes em Borgo Panigale.
Na Ducati e na Ducati Corse temos a fortuna de poder contar com técnicos extraordinários que, época após época, com o seu empenho, elevam bem alto o nome ‘Made in Italy’ nas principais competições de motos derivadas de série. É a partir daqui que surge a transferência de conhecimentos do mundo da competição para aquele do produto, o que nos dá a possibilidade de oferecer sempre aos nossos entusiastas o melhor em termos de tecnologia e emoções. Finalmente, parabéns ao Nicolò Bulega pelo seu Título Mundial de Supersport e ao Álvaro Bautista, que agora lidera um ranking cheio de lendas, o que expressa bem o talento que tem passado por Borgo Panigale nos últimos anos.