Dicas: Trocar o pneu da frente em 10 passos:
A troca do pneu de uma moto, independentemente do motivo, exige alguma técnica e atenção, mesmo quando se trata de motos em que tal tarefa é mais simples e frequente, como por exemplo nas motos de enduro ou motocross.
Nas motos de maior cilindrada ou em que a tarefa é mais delicada, exigindo, por exemplo, calibração, faz todo o sentido entregar a especialistas. Porém, saber trocar uma câmara de ar no meio do nada, pode fazer toda a diferença, além de que muitos de nós gostam de “sujar as mãos” e são adeptos “do faça você mesmo”, até como terapia.
Na descrição que se segue é cumprida a tarefa, usando para exemplo o pneu dianteiro de uma Honda CRF 250L, que usa câmara de ar. São um total de 10 etapas e são cumpridas com um mínimo de ferramentas, de modo a que qualquer um, com um pouco de boa vontade e tempo, o possa fazer. Há significativas diferenças de marcas/modelos, pelo que este é apenas exemplificativo.
Naturalmente que a apresentação dada não é vinculativa, nem pode servir como guia, mas mostra como é possível, sem ser muito demorado ou complexo, desde que se cumpram regras básicas. Na dúvida, entregue a um profissional ou peça ajuda a alguém mais habilitado apoio.
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1 – Porque vai troca o pneu?
Este é o ponto de partida para a sua tarefa. Qual a justificação para troca ou pelo menos estar a desmontar e depois montar? Desgaste? Furo? Necessidade de pneu com outras especificações? Idade do mesmo?
Neste caso específico os motivos foram dois: a idade (pode ser lida na lateral em que, dentro de um círculo, estão quatro dígitos, dois para a semana e dois para o ano) e o desgaste. O pneu ainda era o original (quase 10 anos, um perigo) e tinha já um desgaste acentuado, além de que o estado de conservação já não era favorável, tendo também algumas ligeiras imperfeições na carcaça, fruto do passar dos anos, embora ainda tivesse acima do limite de desgaste.