Preço dos combustíveis: variação mínima
Sensivelmente a meio desta a semana, por via da redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), houve um ligeiro alívio na carga fiscal sobre os combustíveis. Cerca de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo no litro de gasolina.
Nesta semana os combustíveis conheceram um comportamento distinto, sendo que a gasolina subiu ligeiramente e gasóleo teve o comportamento oposto. Já na semana que aí vem, tudo aponta para que os combustíveis possam ter ambos uma ligeira descida. A mesma não servirá para atenuar as subidas dos últimos meses.
Deste modo, tendo por base as nossas previsões para a semana de 2 a 8 outubro e os dados fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), é de esperar que as notícias sejam ligeiramente animadoras.
Veja também preço dos combustíveis de 25 de setembro a 1 de outubro
Preço dos combustíveis: variação mínima: A gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,86 euros, considerando que venha a ocorrer uma redução de até um cêntimo.
Quanto ao gasóleo simples, prevê-se que a descida seja de dois cêntimos. Caso se confirme esta previsão, o preço médio por litro será de 1,75 euros.
Neste cenário, o diferencial no preço médio entre os dois combustíveis cresce ligeiramente, sendo agora de onze cêntimos por litro.