Royal Enfield HNTR 350 – Boa, bonita e barata
Fiel à filosofia de não complicar as coisas desnecessariamente, a marca indio-britânica apresenta mais um modelo acessível, simples, fácil de conduzir e com muita, muita “pinta”. A nova HNTR 350 é a mais recente das Royal Enfield a oferecer o espírito retro que caracteriza os modelos da marca, mas com materiais leves e atuais.
Por: A. Méndez
Fotos: Royal Enfield
Já faz tempo que os modelos Royal Enfield deixaram de ser uns “ferros”, resistentes sim, mas muito lenatas, pesadas e pouco ágeis. Agora é precisamente o oposto, o construtor oferece modelos com design moderno, jovens e sobre tudo muito acessíveis (tanto na condução como no preço), fáceis de conduzir e simples. Exemplo disso mesmo é esta nova HNTR 350, um modelo que fora da Europa encontramos com o nome Hunter 350 que, por questões legais de registo, não foi possível manter no Continente Europeu e daí esta designação invulgar.
Nota: Os membros do staff britânico com quem falámos, referem-se a este modelo soletrando cada uma das letras, mas para nós, será sempre chamada de Hunter, pois de outra forma, o nome soa muito estranho. Certamente que quando fores a um concessionário perguntar por este modelo em particular, ninguém levará a mal se a chamares de Hunter…
Muito bonita
Dá para perceber pelas fotos que estamos perante uma moto muito bonita. Na Royal Enfield acertaram em cheio com os pormenores e acabamentos. Desde a decoração do depósito e o logo a condizer nas tampas laterais, passando por muitos outros pormenores que fazem toda a diferença e acentuam o seu carácter como: ótica e piscas redondos (tal como o painel de instrumentos) com destaque para mostrador analógico sobre o digital, os foles das suspensões, os amortecedores laterais à vista ou os parafusos que fecham as tampas da parte interna do motor, ou por exemplo a ausência de elementos cromados; tudo isso contribui para a aparência vintage e dá vida a um conjunto equilibrado e muito agradável à vista. A respeito da ótica dianteira temos ainda a assinalar que é de halogéneo e não de LED, reforçando a humildade do conceito, assim como a ausência (quase) total de eletrónica, à exceção do sistema de ABS obrigatório por lei e uma tomada de carregamento USB, por baixo da manete da embraiagem.
Muito honesta
A HNTR 350 não engana ninguém… nem o pretende fazer. O que vemos é o que é. O seu motor monocilindro de 349 cc debita 20,4 cv de potência, é muito agradável, oferecendo simpáticas prestações a baixa rotação e um som limpo quando aceleras. É o mesmo motor que equipa os modelos Meteor e a Classic 350, mas neste modelo, em conjunto com a caixa de 5 velocidades, revela-se muito agradável e divertido de conduzir. Não é pródigo em aceleração (20 cv de potência não dá para grandes aventuras) nem tão pouco na velocidade de ponta; a faixa de utilização preferencial situa-se entre os 80 e os 110 km/h, ainda que possas chegar aos 120 km/h mas já a penalizar parte do conforto. E graças à sua boa postura ergonómica e à leveza do conjunto, as viagens pelas estradas mais reviradas são um autêntico prazer. A HNTR 350 pode funcionar muito bem como primeira moto… ou até a segunda moto, aquela mais especial para quando queres dar bons passeios.
Conclusão
Uma ferramenta fabulosa para offroad, com verdadeiro potencial enduro, mas sem as comodidades próprias das motos menos radicais. Talvez se pudesse mimar um pouco mais a faceta trail do modelo, “humanizando-a” dentro do possível com a incorporação de simples pormenores, tais como uma grelha de carga, algum elemento de proteção aerodinâmica ou um painel de instrumentos menos austero.
FICHA TÉCNICA
ROYAL ENFIELD HNTR 350
Motor Monocilíndrico. 2V, Refrig. mista, ar e óleo
Cilindrada 349,34 cc
Potência 20,4 cv às 6.100 rpm
Binário 27 Nm às 4.000 rpm
Caixa 5 velocidades
Vel. Máxima 140 km/h
Quadro Duplo berço em tubos de aço
Suspensão dianteira Forquilha telescópica, bainhas de 41 mm
Suspensão traseira Duplo amortecedor com ajuste da pré-carga
Travão dianteiro Disco de 300 mm (ABS de duplo canal)
Travão traseiro Disco de 270 mm (ABS de duplo canal)
Pneu dianteiro 100/90 – 19”
Pneu traseiro 120/80 – 18”
Dist. entre eixos 1.390 mm
Altura do assento 790 mm
Peso 195 kg
Depósito 13 L.
Consumo (anunciado) 2,6 l/100 km
PVP 4.589 € (monocolor)
4.689 € (bicolor)