Três etapas, mais curtas mas de maior intensidade mototurística, ao longo de quatro dias de aventura, serão ponto de partida para a apresentação do 19.º Portugal de Lés-a-Lés, no domingo, dia 5 de fevereiro, às 15 horas no Grande Hotel do Luso. Descoberta aliciante de um país realmente único, em irrecusável desafio aventureiro lançado pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, ligando Vila Pouca de Aguiar ao Algarve por estradas nacionais, regionais e municipais, mas sempre afastado de autoestradas ou Itinerários Principais.
Novo formato que terá prólogo de 90 quilómetros por terras transmontanas, no mesmo dia (14 de junho) das Verificações Técnicas e Documentais que, por seu turno, prometem ser mais rápidas e eficazes, em local capaz de acolher toda a caravana com acrescido conforto e dignidade. Depois, rumo ao Sul, três etapas com chegada em localidades que serão desvendadas já no próximo domingo, mas sempre com a certeza de grande animação, com festa e música, abrilhantando a maior maratona mototurística do Europa. Passeio que, ao longo dos tradicionais 1000 quilómetros, desvendará alguns dos mais bonitos locais de Portugal, em edição que juntará maior gozo mototurístico ao conforto e diversão para os participantes que, ainda assim, terão mais tempo para descansar e descobrir sítios únicos.
Desafio ao longo de quatro intensos dias, de quarta-feira a sábado, com mudança que permitirá partidas menos madrugadoras e a chegada ainda com a luz do dia, garantindo que todos tiram o máximo partido da beleza do percurso. Calendarização que, por outro lado, sai beneficiada pelo feriado do dia 13 de junho (Santo António) permitindo deslocação até Vila Pouca de Aguiar, aproveitando ainda o feriado do Corpo de Deus, no dia 15, e podendo regressar a casa, com toda a tranquilidade, no domingo, dia 18 de junho.
Novo formato com acrescida oferta de diversão e aventura, com mais dias, mais refeições e maior animação, que obrigou a FMP a rever o valor de inscrição, que, após longos anos sem alteração, será de 150 euros. E, como sempre, com a certeza de que os primeiros a garantir a inscrição no domingo, no Luso, serão os primeiros a arrancar para a grande aventura.