Continua a tendência de descida dos preços de combustível. Já é a terceira semana consecutiva em que os preços descem e os preços aproximam-se dos praticados no início do ano. Assim, tudo se encaminha no sentido de que ocorra nova redução do preço final dos combustíveis.
Na prática, na semana de 8 a 14 de maio e tendo presente a informação disponibilizada, nomeadamente da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,60 euros, considerando uma descida no preço de cerca de cinco cêntimos por litro. Já o gasóleo simples deve seguir a mesma tendência, prevendo-se que a descida possa atingir também até cinco cêntimos por litro, ficando o preço médio por litro em 1,38 euros. O próprio GPL poderá baixar dois cêntimos, ficando o preço médio em cerca de 0,78 euros por litro.
Caso esta previsão se confirme, o fosso entre o preço da gasolina e do gasóleo simples mantém-se em 22 cêntimos.
Este movimento de descida deve-se essencialmente à queda dos valores de referência do crude e do “brent” nos mercados internacionais.