Um capacete por uma causa, é uma iniciativa de Henrique Saraiva, autor de Viagens ao Virar da Esquina. Esta serve como testemunha do seu apoio à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco da “Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa”.
Esta forma de arte urbana centenária que reveste os pavimentos de ruas e largos de Portugal, com a qual convivemos no dia-a-dia corre sérios riscos de desaparecer. A classificação como Património da Humanidade é, por isso, uma necessidade para a sua sobrevivência e proteção.
A Calçada Portuguesa faz parte do imaginário de Portugal para nós que cá vivemos, para os Portugueses da diáspora e para os inúmeros estrangeiros que nos visitam e a levam nas suas memórias. Da adesão a esta causa, surgiu a ideia de criar algo que ao mesmo tempo ligasse a nossa identidade de motociclistas com a defesa deste património histórico e cultural.
A pintura de um capacete único, com padrões que reproduzem os da Calçada Portuguesa, localizados em algumas das praças mais icónicas de Lisboa – Praça D. Pedro V (Rossio), Largo Duque de Terceira (Cais do Sodré) e Praça dos Restauradores- foi o resultado: o NEXX “Calçada Portuguesa”.
Contou com o suporte institucional da Associação da Calçada Portuguesa, o apoio da NEXX Helmets e a arte de Eduardo Códices na concepção da pintura e das técnicas utilizadas.
Em complemento, o filme-documentário “Um capacete por uma causa” que em breve será divulgado, conta a história deste projecto e o seu making of. Foi realizado por Pedro Bruno Rodrigues, teve o apoio da Honda Portugal e do Hotel Altis Avenida e a música foi generosamente cedida pela banda Dead Combo.