Esta semana, na nossa habitual crónica da “Moto do Leitor”, apresentamos a popular Yamaha Ténére 700, de Alexandre Carvalhais. A designação Ténéré foi usada pela primeira vez em 1983 com a Ténéré 600 e o espírito continua o mesmo!
O Alexandre Carvalhais é um puro apaixonado por tudo o que sejam atividades de off-road e tem o sonho de um dia poder fazer um Dakar.
Fala-nos de ti e da tua experiência no mundo das motos…
Um sonho de miúdo, de criança “ser piloto ir ao Dakar“ que foi roubado/proibido pela mãe, pelo perigo que as motos representam. Muitos anos mais tarde, quando comecei a abandonar um outro sonho, mas esse realizado, que foi a carreira de DJ, fui misturando ambas as paixões e tive que optar por uma, pois não eram bem conciliáveis.
Em 1997 iniciei-me no off-road mas nos moto4, o vício e a adrenalina foi tal que em 2000, experimentei a primeira moto de duas rodas, uma KTM 450 EXC. Nesse dia, tombei umas 20 vezes! Desde esse dia para cá vivo, respiro e “como” gasolina e motos no meu dia a dia. Durante estes anos participei direta e indiretamente em tudo o que estava ligado ao mundo “off-road”. Enduro e hard enduro, como piloto organizador ou simplesmente como amante da modalidade. O sonho de participar no Dakar ainda não foi realizado, mas muitos outros foram, na criação de grupos e empresas de eventos, o último com o NorthTenere7.pt, e a realização de tours e expedições.
Leia também: A moto do leitor: BMW F900R
Que tipo de motociclista és?
Não sei como expressar, pois, eu não me considero motociclista nem “motard”, eu simplesmente amo a liberdade que tenho em me movimentar numa moto, sinto que é um apêndice de mim, não sou eu se não tiver moto, não me sinto eu se não poder pegar numa moto. Vivo intensamente o andar a conduzir uma moto, seja ela qual for e de que cilindrada for, as melhores viagens que tive foram com as mais motos mais fracas em cilindrada e qualidade.
Porquê esta moto em particular e o que mais e menos gostas nela?
Sobre a Ténéré 700, digo que é a moto ideal. A moto multifunções. Com um motor CP2 incrivelmente fiável e elástico com uma estética “lindona” e com grandes prestações é sem duvida um “best-seller“.
Sempre tive ligado ao mundo das motos off-road e a minha grande e última paixão foi e é a verdadeira “dakarina” a Big trail KTM ADV 990. A Ténéré é um pouco a versão mais “light” da verdadeira Trail. Ponderei muito outra moto que adoro que é a AJP PR7, muito boa no seu segmento de mercado e foi a moto que revolucionou novamente o mercado de Trails e big trails. Não a comprei por não ter homologação para dois lugares.
Prevês sucessora? Qual?
Não prevejo “sucessora”, para já. Gostaria sim de acoplar, mais uma ao conjunto, para poder começar a abraçar umas esticadas mais “longínquas“ mais vocacionadas para estrada com acompanhante “a idade começa a mudar-nos“. Para isso seria melhor uma moto de seguimento mais estradista, mais confortável para “pendura” em longas distâncias, tipo BMW GS 1250 ou BMW RT 1200)
Que conselhos dás a quem anda de moto? E a quem não anda?
A quem não anda, que comece a andar