O desejo da aventura é algo inato e está nos nossos genes, pelo menos desde o tempo dos Descobrimentos. André Sousa ousou concretizar essa vontade de uma forma que poucos de nós se atreviam: dar a volta ao mundo de moto, mas numa pequena Honda Monkey 125 cc. Uma viagem é sempre uma forma de partir à descoberta do mundo, dos outros e, porque não, de nós próprios! Fazer isso em duas rodas pode até acrescer alguns riscos, mas permite que façamos parte da paisagem e não apenas passar por ela!
Ride That Monkey!
André Sousa, natural de Oliveira de Azeméis está, prestes a chegar ao ponto de partida: Avis, bem no coração do Alto Alentejo, depois de uma maratona que demorou 1000 dias! A partida da pitoresca vila alentejana aconteceu em 20 de julho de 2020 e vai terminar agora no próximo dia 8 de abril, sábado de Aleluia! O próprio nome da aventura já diz muito: Ride That Monkey, numa clara alusão à pequena e simpática Honda Monkey 125!
A ideia de uma viagem desta natureza nasceu em 2016, aquando de um intercâmbio escolar na Eslováquia, em que André teve a oportunidade de visitar nove diferentes países na região dos Balcãs e daí até à sua concretização passaram apenas quatro anos!
Tem sido uma viagem ciclópica e os desafios foram omnipresentes, casos da Covid-19, um acidente nos Estados Unidos em que foi abalroado por um camião, uma queda em França ou estar na Turquia aquando do grave terramoto são alguns exemplos. O facto de a moto escolhida ser uma singela, mas muito fiável Mini Moto Honda Monkey 125 só aumenta ainda mais o desafio e o grau de dificuldade desta epopeia!
A simpática Monkey tem apenas 124 cc, motor a 4 tempos, 2 válvulas SOHC, refrigeração por ar, debita 9,2 cv às 6.750 rpm e tem um binário de 11 Nm às 5.500 rpm! Acresce um peso em ordem de marcha de 104 kg (muito aumentado pela bagagem e peças sobressalentes), pneus de apenas 12 polegadas (frente 120/80-12” e traseiro 130/80-12”) e o seu depósito comporta somente 5,6 litros, embora o consumo homologado seja de apenas 1,5 l por cada 100 km!
A Monkey 125 é de tal forma popular que até vai ter este ano o seu primeiro encontro nacional, tal como já divulgámos. O mesmo vai realizar-se no dia 3 de junho em Vila Nova de Poiares. Pode seguir toda a aventura também no respetivo site e deliciar-se com as paisagens e lugares visitados, rir ou chorar com as peripécias do André, mas dificilmente vai ficar indiferente. Afinal de contas, foram mais de 70.000 km’s e 50 países!
Agora que a aventura está a acabar, fica o convite para ir fazer parte da celebração e participar nas comemorações deste recorde mundial! Dia 8 de abril às 10:30 na fronteira do Caia que une Espanha e Portugal ou a partir das 12:30, em Avis, onde continuará a festa, com a animação a cargo dos Motards d’Aviz!