A Baja TT Montes Alentejanos foi vencida por Martim Ventura nas motas e Rafael Carvalho nos Quad, ambos em Yamaha, jornada que marcou arranque do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2023.
Martim Ventura em Yamaha, atual campeão júnior, voltou a ser o mais rápido no derradeiro setor seletivo e garantindo a vitória e a liderança do campeonato. O piloto juntou ao triunfo absoluto a vitória na Classe TT2 e no Troféu Júnior, na Baja TT Montes Alentejanos. No final da corrida, Martim Ventura mostrou-se feliz com o resultado alcançado “foi uma prova gira com pisos muito variados. Em percursos técnicos tive algumas dificuldades, mas penso que consegui ultrapassar bem todos os contratempos. Foi uma boa disputa e seguimos com um bom ritmo para a próxima prova do Campeonato”, referiu o piloto.
O campeão António Maio, também em Yamaha, ocupou o 2º lugar com uma desvantagem de 49,2s, enquanto Gustavo Gaudêncio, em Honda, encerrou o pódio tanto absoluto como da Classe TT2. Miguel Castro e Daniel Jordão, ambos em Husqvarna, ocuparam as posições seguintes da classificação geral. O campeão TT3 Micael Simão, em Husqvarna, foi 6º da geral e venceu essa classe, enquanto, em 8º lugar, João Duarte venceu na classe TT1 na estreia aos comandos de uma Honda. Christophe Lajouanie (Sherco) nos Veteranos e Celso Colaço (Husqvarna) na Promoção foram os restantes vencedores.
Na competição Quad o jovem Rafael Carvalho, em Yamaha, repetiu o triunfo alcançado nesta prova em 2002. Triunfou também na Classe Júnior e terminou a corrida com uma vantagem de 45s para Fernando Cardoso em moto idêntica. Este derradeiro setor seletivo de 145,50 km foi ganho por Luís Fernandes. Na classificação geral Tiago Teixeira foi terceiro e Daniel Silva em quarto. Micael Horta fechou o Top 5 de uma corrida que teve em Marco Pedroso o vencedor entre os veteranos. Todos estes pilotos aos comandos de Quad Yamaha.
No final da corrida Rafael Carvalho mostrou-se muito satisfeito com esta vitória e referiu que: “gosto muito desta prova, é muito divertida. Andámos bem desde o início e fizemos tudo certinho. Ontem tive uma pequena saída de pista, no entanto, não foi nada de complicado são coisas do todo-o-terreno. Este ano venho lutar pelo título, mas vamos ver como corre. Aproveito para deixar as rápidas melhoras ao meu amigo João Vale”, contou.