O número de visitantes do Museu do Caramulo, tutelado pela Fundação Abel e João de Lacerda, cresceu 70% em 2022 face ao ano anterior, tendo ultrapassado a marca dos 30 mil visitantes.
Este crescimento deveu-se, em grande parte, à programação de 2022, que incluiu as exposições temporárias “Um século de motos”, “The Colour of Motorsport”, “O Regresso dos Supercarros” e “A Arte da Generosidade”, aos eventos como o Caramulo Motorfestival, que voltou a bater o recorde de público, tendo atraído mais de 40 mil pessoas ao Caramulo e à abertura do Caramulo Experience Center, o novo pólo museológico dedicado à paixão motorizada.
Além da forte programação, as obras de restauro ao claustro do séc. XVIII e as obras de reabilitação das salas de exposição da Colecção de Arte também contribuíram para o relançamento do Museu do Caramulo e atracção de visitantes.
Segundo a direcção da instituição “estes números são o resultado de uma aposta forte que o Museu do Caramulo tem vindo a fazer numa programação relevante, diferente e continuada, tanto em exposições como também em eventos, fazendo com que os visitantes se mantenham ligados a nós e com vontade de nos visitar de forma regular”.