A insuspeita publicação norte-americana Adventure Rider: Ride the World fez recentemente um tour de moto em Portugal e descobriu algo que nós, portugueses, já sabemos há muito tempo, embora nem sempre saibamos dar o devido valor: a nossa comida!
Em Portugal… a comida é mesmo especial!
O autor da crónica, cujo pseudónimo é The Bear (O Urso) relata a sua recente visita a Portugal de moto e a forma como teve oportunidade de explorar um pouco do nosso país, mas o grande destaque, aparte as pessoas, as paisagens, as estradas e caminhos ou os monumentos… vai para a comida, em especial os grelhados!
Ainda que sendo uma reportagem exploratória (promete fazer uma mais detalhada depois) todo o artigo é um hino à nossa gastronomia, às quantidades abundantes, bem confecionadas, mesmo em locais que, olhando para a fachada, “ninguém dá nada” pelo que se come lá dentro!
De Melides, a Évora, de Oleiros a Coimbra ou nas margens do Rio Douro… a expressão de contentamento é sempre a mesma: comida fora de série e a preços francamente apetecíveis!
A pergunta que vos deixo tem a ver com isso mesmo: será que damos valor ao que temos, nomeadamente à gastronomia nacional? Não estamos a cair no erro, fatal, de trocar a nossa dieta mediterrânica por comida menos saudável e que nada tem a ver com a nossas tradições? Refiro-me, por exemplo, aos hambúrgueres, às pizzas ou aos molhos?
The Bear fica apaixonado pelo pato no forno, pelo bacalhau e até por uma simples salada de tomate, alface, cenoura, cebola e respetivos temperos, nomeadamente o azeite! E reforça que não foi pago para escrever isto! Vejam até os comentários do artigo e percebem melhor o que estou a dizer. Se tiverem dificuldade no Inglês, usem um tradutor automático que já ficam com uma ideia mais clara!
Como muitos de vós, já tive oportunidade de viajar de moto noutras partes do mundo, talvez até muito mais badaladas e famosas que Portugal e é comum em todas elas ou quase sentir falta da nossa comida e, já agora, da relação preço/quantidade!
Faço uma tradução mais ou menos livre do último parágrafo:
Portugal é um dos poucos lugares no mundo que era capaz de revisitar apenas pela comida. Se está preocupado/a com o seu peso, não diga que não avisei. Talvez as 3 palavras devesse ser “plenty.roast.food”, ou seja, quantidade.grelhados.comida!
Texto: Pedro Pereira
Fotos: AdvRider.org