Depois da prova do mundial das SBK na Indonésia, o Pirelli Indonesian Round, em Mandalika, a caravana mundialista deslocou-se para a Austrália, para a simpática Phillip Island, onde se realizou a derradeira prova do campeonato e que encerra a temporada de 2022.
Mundial de SBK: Superbike: Grand Ridge Brewery Australian Round – Phillip Island
A última prova do ano, apesar dos títulos de campeão já entregues, acabou por ter vários motivos de interesse, para bem da modalidade!
Veja-se o caso de Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, que vai mesmo subir para as SBK na próxima temporada, mas nem por isso deixou de mostrar toda a sua garra e resistência neste fim de semana. A manter-se assim vai ser um grande animador das SBK em 2023.
Nas SBK a Ducati tem agora ainda mais motivos para sorrir uma vez que conseguiu também o título de construtores. Ou seja, uma época perfeita e mesmo Bautista esteve ao seu melhor nível, mesmo já sendo campeão desde a Indonésia!!
Razgatlioglu e a sua Yamaha estiveram a um alto nível e acabaram por conseguir manter o 2.º lugar, terminando a temporada com um diferencial de 27 pontos para Rea que em Phillip Island veio a conseguir mais um pódio para a sua conta pessoal.
Em resumo, foi uma última jornada que assegura uma temporada de 2023 muito promissora, mesmo com a subida de Razgatlioglu para o Moto GP, mas que terá no seu lugar atual Aegerter! Como será em 2023?
A próxima temporada, tal como já noticiámos, começa… em Philip Island! Ou seja, onde acaba a temporada de 2022! Vai ser de 24 a 26 de fevereiro e apenas contempla também as WorldSBK e WorldSSP. Até lá todas as equipas e pilotos vão descansar e preparar-se afincadamente.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com