Depois da prova nacional das SBK ficaram a faltar apenas mais três rondas na época. A caravana mundialista atravessou o Atlântico e dirigiu-se para o Circuito San Juan Villicum.
As SBK foram pela primeira vez correr em solo argentino em 2018 e logo neste circuito, sendo que os resultados corresponderam ao esperado e nos anos seguintes continua a ser um lugar obrigatório na competição!
Mundial de SBK: Motul Argentinean Round – San Juan
Situado numa região fortemente marcada pelo turismo e pela natureza ainda em estado bruto, tem todos os ingredientes para ser mais uma importante prova e não nos desiludiu, apesar de coincidir com a prova do MotoGP da Malásia, em Sepang.
Fora as superbike a prova contou também, como habitualmente, com a categoria World SSP e as estimulantes SSP300. 3 dias de em cheio, apesar da prova coincidir com a penúltima de MotoGp da temporada!
Nas SSP300, o espanhol Alvaro Diaz, em Yamaha já era campeão desde o Algarve, tendo sido o primeiro campeão a ser indicado, graças ao seu excelente desempenho ao longo de toda a época.
Nas SSP Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, que já tem garantida a subida para as SBK na próxima temporada continua a mostrar uma competitividade acima da média e tem agora um total de 424 pontos, sendo já campeão. Bela forma de se despedir das SSP. O italiano Lorenzo Baldassarri, também em Yamaha com 352 pontos já ficou para trás. Em terceiro continua o turco Can Oncu, da Kawasaki, com 216 pontos.
Finalmente, nas SBK foi realmente incrível a luta, mas Bautista foi mais forte e deu uma grande alegria à Ducati, apesar da excelente réplica de Razgatlioglu que tem agora Rea perigosamente perto.
Assim, Bautista líder do mundial e piloto da Ducati Aruba.it reforça a sua posição e tem agora 507 pontos. O turco Toprak Razgatlioglu, em Yamaha, está mais longe, somando 425 pontos. O inglês da Kawasaki, Jonathan Rea, está agora em terceiro com 409 pontos. Estão em jogo nas duas últimas rondas um total de 120 pontos. Bautista está bem colocado para ser campeão e pode até acontecer já na Indonésia, mas nada é garantido…
A penúltima ronda, como já referimos, será daqui a três semanas e a caravana vai para a Indonésia, para o Circuito de Sepang, no Pirelli Indonesian Round. A derradeira prova realiza-se na Austrália, dias 18 a 20 de novembro, no Grand Ridge Brewery Australian Round!
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com