Depois do Catalunya Round em Barcelona eis que a caravana mundialista nos visita e ficam a faltar apenas 3 provas! A próxima é já nos dias 21 a 23 de outubro, no Motul Argentinean Round.
Com tão poucas provas por realizar ainda há muita coisa em aberto, mas ronda em terras lusas foi o que seria de esperar: plena de emoções! O carrossel algarvio nunca desilude e quem se deslocou ao AIA certamente que não deu o tempo e dinheiro por mal investidos!
Mundial de SBK: Autódromo Internacional do Algarve (AIA) – Portimão
Este magnífico circuito tem várias particularidades que o tornam único, além da espetacular pista. Uma delas é a localização privilegiada, a 2 passos do mar, com um aeroporto internacional a meia hora e pertinho para os espanhóis que, como é habitual, aproveitam em força para nos visitar e mostrar a sua afición.
Também para nós, lusos, é um lugar especial, com boas acessibilidades, muito alojamento próximo e até a meteorologia decidiu dar uma boa ajuda, mas vamos ao resumo desta ronda.
Fora as superbike a prova contou também, como habitualmente, com a categoria World SSP e as estimulantes SSP300. 3 dias de em cheio, a mostrar que o AIA tem excelentes condições para provas desta natureza!
Começando pelas SSP300, o espanhol Alvaro Diaz, em Yamaha, com 259 pontos é cada vez mais líder destacado do campeonato, secundado pelo holandês Victor Steeman, em Kawasaki, com 180 pontos que teve um fim de semana para esquecer. Hugo de Cancellis, também em Kawasaki é 3.º com 171 pontos.
Quanto aos 2 portugueses, ambos com Kawasaki Ninja 400, Dinis Borges foi o melhor com um 17º, sendo que Tomás Alonso foi “arrastado” numa queda quando seguia em 12º. São ossos do ofício!
Nas SSP Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, que já tem garantida a subida para as SBK na próxima temporada é um vencedor nato e vai com 13 vitórias! Soma agora um total de 374 pontos, cimentando a sua liderança. O italiano Lorenzo Baldassarri, também em Yamaha com 329 pontos mantém-se como o seu mais direto adversário. Em terceiro continua o turco Can Oncu, da Kawasaki, com 194 pontos.
Finalmente, nas SBK aconteceu um pouco de tudo, mas continua tudo muito renhido e a luta entre Bautista e Razgatlioglu continua sem quartel, tendo Rea como um espetador atento, mas já algo longe dos dois primeiros, quando faltam apenas 3 provas.
Assim, Bautista líder do mundial e piloto da Ducati Aruba.it reforça a sua posição e tem agora 448 pontos. O turco Toprak Razgatlioglu, em Yamaha, continua por perto, somando 392 pontos. O inglês da Kawasaki, Jonathan Rea, está agora em terceiro com 366 pontos. Já se pode afirmar, com relativa certeza, que o vencedor da temporada será um destes homens.
A décima ronda, como já referimos, será daqui a duas semanas e a caravana vai para o outro lado do Atlântico Sul. Aliás, longas viagens será a tónica das 3 últimas etapas do Mundial: Argentina, depois Indonésia e, finalmente, Austrália!
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com