Duas semanas após a visita ao Gran Premio Gryfyn di San Marino e della Riviera di Rimini, em Itália, a caravana fez uma pequena viagem até Espanha. Dizemos pequena porque comparada com muitas outras, que envolvem obrigatoriamente barcos e/ou aviões, como a ida agora até ao Japão, esta é bastante mais curta até chegar ao MotorLand de Aragón, em Alcañiz.
É um circuito bastante recente, a primeira participação no MotoGP ocorreu apenas em 2010, mas já sabemos como é a paixão dos nossos vizinhos pelas motos, além de que têm pilotos em todas as categorias e muitos outros circuitos. É caso para dizer que a competição se respira por todos os poros em Espanha!
Nota ainda para o facto de, no domingo, haver coincidência com a Peregrinação da Bênção dos Capacetes, em Fátima, tal como já noticiámos e que foi uma celebração muito especial e emotiva, como lhe vamos contar em breve, com mais detalhes.
Como correu mais este fim de semana?
Logo para começar, a meteorologia indicava que não deveria chover, mas iria assistir-se a um aumento da humidade no fim de semana, em especial para domingo e o tempo não estaria muito quente, o que implica estratégias específicas, por exemplo na escolha dos pneus.
Na sempre entusiasmante categoria Moto 3 o espanhol Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) é agora, depois desta vitória, mais líder do campeonato com 229 pontos, seguido pelo seu conterrâneo e colega de equipa Garcia que aqui teve um desempenho menos bom e tem agora 196 pontos. O terceiro lugar da categoria é do italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) com 171 pontos e que também não esteve bem este fim de semana.
Na categoria Moto 2 o espanhol Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex) lidera agora com 214 pontos, mas é uma vantagem magra face ao segundo classificado: o japonês Ogura da IDEMITSU Honda Team Asia que soma 207 pontos. O terceiro lugar é do espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) com 177 pontos, mas ainda faltam 5 provas e muita coisa pode e vai acontecer até ao final do campeonato!
Finalmente, na categoria rainha, a expetativa era enorme e há 3 nomes que se destacam no pelotão e é bem provável que o vencedor da temporada possa ser um deles: Bagnaia, Quartaro ou Aleix Espargaró!
No final este domingo a sorte acabou por não sorrir ao rapidíssimo Bagnaia que teve de se contentar com um excelente segundo lugar! Quem lhe interrompeu a série de quatro vitórias sucessivas foi Bastianini, sendo que os dois acabaram por travar uma luta titânica e acabaram separados por 0.042 segundos! Em terceiro ficou Aleix Espargaró, mostrando que a Aprilia está efetivamente muito forte.
Para o campeonato as contas estão em aberto, mas Quartaro está a ter uma segunda metade de temporada para esquecer! O francês ainda é primeiro com 211 pontos, mas “Pecco” agora já tem 201 pontos, seguido de Aleix com 194 pontos! Ou seja, o diferencial entre os 3 não chega a 20 pontos!
Quanto ao nosso Miguel Oliveira, apesar de todo o talento e entrega, não tem conseguido estar ao seu melhor nível e o colega de equipa Binder (terminou em 7.º) está mais consistente e regular. O Falcão, mais uma vez, acabou a corrida com o 11.º lugar final, que é também o lugar que ocupa na tabela geral, mas tem o 12.º classificado, Marini, a apenas 4 pontos.
Nota também para o muito ansiado regresso de Marc Marquez. Infelizmente ainda não foi este fim de semana que o campeoníssimo da Repsol Honda conseguiu chegar ao fim da corrida, começando logo por uma colisão com Quartaro.
Assim, até daqui a uma semana para o Motul Grand Prix of Japan, no circuito de Motegi, coincidindo com a oitava prova das SBK, no Catalunya Round. A nível nacional, o destaque vai nomeadamente para a Setúbal Custom Weekend.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Motogp.com