Duas semanas após a visita ao Red Bull Ring – Spielberg, na Áustria, a caravana mundialista dirigiu-se para mais próximo do Mar Adriático, para a realização do Gran Premio Gryfyn di San Marino e della Riviera di Rimini, no Misano World Circuit Marco Simoncelli.
A Sereníssima República de San Marino, apesar da sua pequena dimensão, cerca de 61 km2, e do reduzido número de habitantes, a rondar os 31.000, não deixa de ter os seus encantos, uma história riquíssima e recheada de surpresas.
A atual designação do espetacular circuito de Misano passou a ser Marco Simoncelli como forma de homenagear o talentoso e irreverente piloto italiano (campeão mundial de 250 cc em 2008) e que faleceu num trágico acidente em MotoGP, durante o Grande Prémio da Malásia, em outubro de 2011.
Destaque ainda para o facto de, a nível nacional, este Grande Prémio coincidir com a realização da 15.ª edição do Travaler’s Event, em Avis, no qual também participámos e lhe vamos dar todos os detalhes aqui e na próxima edição da sua Revista Motos.
Como correu o fim de semana?
Em primeiro lugar, a meteorologia “adivinhava” chuva para o fim de semana, mais precisamente chuviscos para o sábado e, previsivelmente, também chuva fraca para domingo de manhã, com possibilidade de passar a aguaceiros mais para o final da tarde, ou seja, depois de terminarem todas as corridas. Ora, esta instabilidade climatológica introduz uma nova variável na estratégia das diferentes equipas, nomeadamente no que às afinações e escolhas de pneus diz respeito, mas vamos agora detalhar um pouco do fim de semana, incluindo MotoE.
Começando por estas, as Energica estão cada vez melhores… e mais rápidas, continuando sempre silenciosas! Foi a última prova do campeonato uma vez que nas 6 provas que ainda faltam a categoria MotoE não participa. Feitas as contas finais o suíço Aegerter (Dynavolt Intact GP MotoE) foi o vencedor da temporada, embora ontem tenha ficado fora do pódio. Em segundo lugar no campeonato ficou o brasileiro Granado (LCR E-Team). O lugar mais baixo acabou por sorrir a Ferrari (Felo Gresini MotoE) que aqui teve a sua primeira vitória na temporada.
Na sempre entusiasmante categoria Moto 3 o italiano Foggia (Leopard Racing – Honda) venceu em casa, mas teve que se aplicar a fundo para deixar o espanhol Masia (Red Bull KTM Ajo) a pouco mais de duas décimas de segundo! O lugar mais baixo do pódio foi para outro espanhol: Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) que é agora líder do campeonato com 204 pontos, mais 11 que Garcia, que teve um fim de semana para esquecer.
Na categoria Moto 2, só deu Lopez! O espanhol da +Ego Speed Up (Oscoscuro) não deu hipótese à concorrência e liderou do princípio ao fim. Em segundo ficou o também espanhol Canet (Flexbox HP40 – Kalex) e o pódio fechou com outro espanhol! Fernandez da Red Bull KTM Ajo (Kalex). Na classificação global É agora Fernandez que lidera, mas com apenas mais 4 pontos que Ogura e ainda faltam 6 provas!
Finalmente, na categoria rainha, a expetativa era enorme e logo no arranque a confusão instalou-se com uma queda que envolveu vários pilotos, mas o herói do fim de semana não foi nenhum deles!
No final a sorte e o engenho sorriram ao italiano “Pecco” Bagnaia da Ducati Lenovo Team que obteve aqui a sua quarta vitória consecutiva! Feito incrível para si e para a marca! O também italiano Bastiani Gresini Racing MotoGP, também em Ducati, ficou a apenas 0.034! Uma diferença tão ínfima como ainda não tinha acontecido na temporada! O espanhol Viñales da Aprilia Racing fechou o pódio já a mais 4 segundos de distância. O francês Fabio Quartaro da Monster Energy Yamaha MotoGP continua a liderar, mas vê Bagnaia a aproximar-se cada vez mais, sendo agora o diferencial de 30 pontos.
Miguel Oliveira, que finalmente decidiu o seu futuro para as duas próximas temporadas, não teve um resultado à altura das suas qualidades e ainda foi penalizado com uma volta longa quando não tinha tido até aí qualquer aviso sobre os limites da pista. Assim, teve que se contentar com o 11.º lugar final, que é também o lugar que ocupa na tabela geral.
Até daqui a duas semanas para o Gran Premio Animoca Brands de Aragón, no circuito MotorLand Aragón (Alcañiz).
No próximo fim de semana voltam as emoções com as SBK. Será o Pirelli French Round.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Motogp.com