O mês de julho termina da melhor forma para os amantes das superbikes com a sexta ronda na República Checa no magnífico circuito de Most, que faz parte das pistas do Mundial de SBK apenas desde o ano passado.
Segue-se agora cerca de um mês e uma semana de paragem, um pouco à semelhança do que sucede ao nível do Moto GP, mas de forma desencontrada para que o espetáculo da velocidade esteja sempre presente. Assim, já no próximo fim de semana o Moto GP regressa com a 12.ª prova, o Monster Energy British Grand Prix, em Silverstone e as Superbike retornam com a sétima ronda no Pirelli French Round, apenas de 9 a 11 de setembro.
Mundial de SBK em Most
A última prova antes da silly season não defraudou os que gostam de competição de motos e em especial das SBK, já que este3 dias foram de grandes emoções e os 1000 pódios da Ducati em SBK foram mais um motivo de interesse.
Como é habitual, começamos a nossa apresentação pela categoria mais baixa, a SSPport 300, mas isso não quer dizer que seja a menos emocionante. Muito pelo contrário! É aqui que os jovens lobos mais mostram a fogosidade da sua juventude e se preparam para dar o salto rumo às categorias mais acima e as duas corridas do fim de semana mostram isso mesmo!
O espanhol Alvaro Diaz, em Yamaha, com 161 pontos continua líder destacado do campeonato, secundado pelo também espanhol Marc Garcia, também em Yamaha, com 137 pontos. Em terceiro lugar está agora o inglês Victor Steeman da Kawasaki, com 122 pontos, por troca de lugar com Samuel di Sora, mas tudo continua por decidir…
Nas SSP Dominique Aegerter, piloto suíço da Ten Kate Yamaha, esteve ausente este fim de semana e viu a sua vantagem reduzir-se, mantendo os 245 pontos que já tinha. Quem aproveitou da melhor foram foi o italiano Lorernzo Badassarri, também em Yamaha, que muito se aproximou, tendo agora com 231. Na posição seguinte está o italiano Nicolo Bulega, em Ducati, já bastante longe com 147 pontos, mas este fim de semana mostrou que tem muito potencial e podem contar com ele.
Finalmente, nas SBK tivemos um fim de semana incrível, sendo que toda a gente sabia que era virtualmente impossível o turco da Yamaha, Toprak Razgatlioglu, repetir o hat trick da última ronda, mas a expetativa era alta, até porque Jonathan Rea, da Kawasaki, continua em grande forma e ambos fazem uma perseguição sem quarte ao espanhol Alvaro Bautista, em Ducati!
Feitas as contas, após esta ronda, Bautista continua primeiro com 298 pontos, Rea é segundo com 267 pontos e tem praticamente “colado” a si Razgatlioglu com 260 pontos. Ou seja, a diferença entre o primeiro e o terceiro lugar não chega a 30 pontos!
Adivinha-se uma segunda metade do campeonato muito renhida em todas as categorias, mas as SBK estão mesmo ao rubro e, neste momento, as casas de apostas devem estar em brasas e dificilmente alguém se atreve a apostar em quem será o próximo campeão! Aliás, há uma frase de Rea que diz muito e mostra o estado de espírito de todos: Winning is like a drug! Creio que nem é preciso traduzir.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Worldsbk.com