Trinta e cinco anos depois da edição de estreia, a Baja Portalegre 500 continua a gozar de um carisma inigualável, como confirmam as 404 inscrições para a edição deste ano, cerca de 20 por cento de estrangeiros, de 27 nacionalidades.
Um número impressionante, até pelo facto de, nas motos e nos quads, nem sequer a última edição do Dakar ter contado com tantos participantes. A grande festa do todo terreno decorre entre os próximos dias 28 e 30 de outubro e com o interesse suplementar de decidir títulos da Taça do Mundo da FIA de Bajas Cross-Country (com o português Alexandre Ré como um dos candidatos), mas também da Taça da Europa FIA de Bajas Cross Country.
173 inscritos nas motos
Nada mais nada menos do que 173 pilotos em motos estão inscritos na 35ª edição da Baja Portalegre 500 e isto contabilizando as categorias “Promoções & Hobby” e “Mini Baja”, esta com um total de 25 jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. Um número impressionante, até na comparação com o último Dakar, que se quedou pelos 103 participantes.
Os dois candidatos ao título do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021, António Maio (Yamaha WR450F) e Gustavo Gaudêncio (Honda 250R), são apenas dois dos nomes que se destacam na extensa lista de inscritos, para além do alemão Sebastian Bühler (Hero 450 Rally) vencedor das três últimas edições da Baja Portalegre 500, Luís Oliveira (Yamaha WR450) também ele vencedor da prova, Mário Patrão (KTM EXC 450) que, a exemplo de António Maio, soma seis subidas ao lugar mais alto do pódio, entre muitos outros pilotos.
31 inscritos nos quads
Entre os quads, 31 pilotos aceitaram o desafio da Baja Portalegre 500, com destaque para Luís Engeitado e Luís Fernandes (ambos em Yamaha YFZ450R), que protagonizam mais um duelo pelo título absoluto do Campeonato Nacional Todo Terreno OPEN 2021. João Vale (Suzuki LTR450) é outro dos candidatos à vitória e ainda há a participação curiosa de três pilotos da Arábia Saudita.
99 inscritos nos SSV
A popularidade dos espetaculares e competitivos SSV não para de crescer e a prová-lo estão as 99 equipas inscritas para a 35ª edição da Baja Portalegre 500.
Na próxima sexta-feira, João Dias, acompanhado por João Filipe (Bombardier Can-Am Maverick) será o primeiro entre os SSV a partir para a estrada, ele que, em 2020, venceu a Baja Portalegre 500 e o “título” da Taça do Mundo FIM de Bajas.
Numa lista com quase uma centena de inscritos, também são muitos os pilotos de renome, como Gonçalo Guerreiro, Alexandre Pinto, Vítor Santos, Roberto Borrego, Lourenço Rosa, Pedro Grancha, os irmãos Pedro e Manuel Mello Breyner, Nuno Fontes, João Monteiro, Cristiano Batista, Marco Pereira, Hélder Rodrigues, entre outros.
Uma referência, ainda, para o seis vezes campeão nacional de ralis, Armindo Araújo, que se estreia aos comandos de um SSV na Baja Portalegre 500, depois de anteriores experiências em moto e automóveis.