Gouveia é nesta altura a capital mundial do Trial, uma das mais técnicas e populares modalidades sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, que terá um fim de semana inédito, ao juntar a derradeira prova do Campeonato do Mundo de TrialGP (no sábado) com a edição deste ano do Trial das Nações, a mais prestigiada prova de seleções da modalidade, que dominará o dia de domingo.
O Mundial de TrialGP trará cerca de sete dezenas de pilotos até Gouveia, atribuindo os títulos de TrialGP, TrialGP Women, Trial2 e Trial2 Women. Na categoria-rainha, Toni Bou (Repsol Honda) está muito próximo de assegurar o seu 15.º título mundial, tendo nesta altura uma vantagem de 19 pontos sobre o compatriota Adam Raga (TRRS), quando estão 20 pontos em disputa.
A britânica Emma Bristow (Sherco), campeã mundial de TrialGP Women nos últimos sete anos, chega a Portugal com apenas um ponto de vantagem sobre a espanhola Laia Sainz (GasGas), perspetivando-se um duelo intenso na Serra da Estrela. No Trial2 masculino, os britânicos Toby Martin (TRRS) e Dan Peace (Sherco) estão separados por oito pontos no topo do campeonato, enquanto a italiana Andrea Rabino (Beta) é a clara favorita ao título mundial de Trial2 Women.
No domingo, muitos destes pilotos também estarão envolvidos nas respetivas seleções nacionais, procurando a vitória nas competições masculina e feminina do FIM Trial das Nações. A lista de inscritos para o TDN inclui 73 pilotos em representação de 25 seleções. Estarão presentes seleções de Andorra, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, assim como uma seleção masculina da América Latina, composta por pilotos da Venezuela, México e Guatemala.
A seleção de Portugal será composta por Diogo Vieira, Paulo “Ballas” Gonçalves e Filipe Paiva na equipa masculina, que estará integrada na categoria International, e por Rita Vieira, Mariana Afonso e Leonor Moreira na equipa feminina.