A série web da Ducati World Première chegou ao final com o seu quinto e último episódio, no qual o fabricante de Borgo Panigale revelou a nova Monster. Uma moto que marcou a história da Ducati como poucas. É o seu modelo mais vendido de sempre, com mais de 350.000 produzidas desde a sua apresentação.
A nova Monster representa toda a essência da Ducati na sua forma mais compacta e essencial possível. Podem desde logo adivinhá-lo pelo seu nome: Monster, nada mais.
A receita é a original de 1993: um motor desportivo, mas perfeito para a utilização em estrada, combinado com um quadro derivado das Superbike. E é tudo o que é preciso para a diversão, todos os dias.
A nova Monster baseia-se nos mesmos conceitos que a ligam à inesquecível Monster 900, a primeira e verdadeira naked desportiva, mas reinterpretada e atualizada. O resultado é uma moto com uma ciclística fácil e eficaz, capaz de estabelecer imediatamente perfeitas sensações com o condutor. A posição de condução é menos carregada sobre os pulsos e o motor oferece um excelente equilíbrio entre potência, binário e facilidade de utilização.
A Monster é movida pelo motor bicilíndrico em L Testastretta 11º de 937 cc, com distribuição desmodrómica e homologação Euro 5. Em comparação com a anterior 821 aumenta em cilindrada, potência e binário, diminuindo no peso (-2,4 kg), o que contribui para a leveza geral da moto e o torna mais utilizável.
Entrega agora 111 cv às 9.250 rpm, com um binário máximo de 9,5 Nm às 6.500 rpm, provando ser eficaz e reativo na resposta ao acelerador. Graças ao aumento de cilindrada, o binário melhorou em todos os regimes, particularmente na faixa média-baixa de rotações, mais utilizada na estrada e entre curvas. Esta garante prestações entusiasmantes bem como facilidade e prazer de condução, apoiada também pela nova caixa de velocidades e pelo Ducati Quick Shift Up / Down instalado de origem. A Monster está também disponível numa versão de 35 kW, adaptada aos detentores da carta A2.
O quadro em alumínio ‘Front Frame’ replica o mesmo conceito que encontramos na Panigale V4. É curto e está fixo diretamente às cabeças do motor. Com um peso de somente 3 kg, este quadro é 4,5 kg mais leve (menos 60%) que o elemento em treliça anterior, ajudando a reduzir o peso a seco da moto para apenas 166 kg.
Cada componente foi redesenhado e aligeirado: as jantes perdem 1,7 kg e o braço oscilante é 1,6 kg mais leve. O sub-quadro traseiro viu o peso ser reduzido em 1,9 kg, graças também à tecnologia GFRP (Glass Fibre Reinforced Polymer – Polímero Reforçado com Fibra de Vidro) com o qual foi elaborado, que permitiu a otimização das formas e superfícies, em benefício da leveza e de dimensões compactas. O ganho total de peso foi de 18 kg em comparação com a Monster 821.
A nova Monster está disponível nas cores Ducati Red ou Dark Stealth, com jantes negras, e em Aviator Grey com jantes GP Red. Para quem pretende uma moto com imagem ainda mais desportiva, existe a versão Plus, nas mesmas cores e com um defletor aerodinâmico e cobertura para o assento do passageiro, de série.
A Monster estará disponível nos Vendedores Autorizados Ducati a partir de abril de 2021.