Este ano o modelo XR750 da Harley-Davidson celebra 50 anos. Durante este meio século a XR750 participou em competições de Flat Track e é adorada por todo o paddock do American Flat Track (AFT) até ao dia de hoje.
Jon Bekefy, diretor geral de Global Brand Marketing da Harley-Davidson, Inc. afirma: “A XR750 é a moto que acumula mais vitórias que qualquer outra na história das pistas da AMA Pro Racing. A empresa aproveita este aniversário para prestar homenagem a todas aquelas pessoas que a desenharam, fabricaram e pilotaram durante estes anos de competição.”
A carreira da Harley-Davidson XR750 começou em 1970 com Dick O’Brian, diretor da equipa de competição da Harley-Davidson, com o objetivo de substituir a bem-sucedida KR750.
Para a XR750, utilizaram cabeças e cilindros de ferro fundido, um íman em vez de um gerador e uma melhor lubrificação em conjunto com um motor baseado na Harley-Davidson® Sportster.
Em 1972, chegou outro motor, desta vez de alumínio, que aperfeiçoou a XR750 para torná-la na máquina que dominou os trilhos nas décadas seguintes. Prova disso são os 28 dos 37 Grand National Championship da AMA ganhos entre 1972 e 2008. Com este palmarés, a XR750 ganhou o título de “a moto de competição mais bem-sucedida de todos os tempos”.
Além disso, a XR750 tornou-se um ícone na cultura americana graças ao lendário motociclista Evel Knievel, que usou este modelo de 1970 a 1976 para as suas acrobacias e realizou grandes feitos que inspiraram as novas gerações a pilotar.
Em 2020, a equipa da Harley-Davidson Factory Flat Track continuará com a sua tradição de produzir motos estilo Flat Track. A Harley-Davidson XG750R atualizada, equipada com o motor 750cc Revolution X ™ V-Twin com refrigeração a líquido e sistema de injeção com configurações específicas para competição, conta com um motor de produção originalmente projetado para a moto Harley-Davidson Street 750.