A Triumph Motorcycles e a Bajaj Auto India formalizaram hoje a sua associação a longo prazo, sem partilha de estruturas accionistas, em Pune, India.
Trata-se de um momento único, no qual as duas empresas se unem para dar lugar a uma nova gama de motos de média cilindrada. A aliança entre as duas empresas, com as respectivas fortes capacidades nos segmentos de grande e pequena cilindrada, vai no sentido do desenho, engenharia e fabricação de motos de cilindrada intermédia.
Com esta associação, a icónica marca Triumph procura expandir ainda mais o seu alcance global, já que vê abrir-se uma nova oportunidade no segmento das médias cilindradas e, o que é mais importante, um novo ponto de acesso a vários mercados emergentes de grande volume e em rápido crescimento, como a Índia e a Ásia em geral.
A associação estratégica entre as duas marcas beneficiará ambas as partes, já que a Bajaj converter-se-á num parceiro de base para a distribuição de produtos Triumph nos novos mercados chave para a marca em todo o mundo. Futuramente, em data ainda por confirmar, a Bajaj tomará a seu cargo as actividades de distribuição da Triumph na Índia, beneficiando da enorme experiência que a Bajaj tem na região.
Nos mercados internacionais onde a Bajaj opera e a Triumph não está presente, a Bajaj representará a Triumph e comercializará os modelos de média cilindrada como parte do catálogo Triumph. Nos restantes mercados onde a Triumph já está presente, os modelos desenvolvidos nesta aliança serão incorporados no catálogo actual de motos Triumph e serão distribuídos através da rede de filiais e importadores da Triumph em todo o mundo.
O objectivo final do acordo é desbloquear o potencial de ambas as marcas à escala global. A colaboração entre a Triumph-Bajaj combinará as suas forças em matéria de desenho, tecnologia, competitividade e custos na fabricação e um profundo conhecimento do cliente potencial nos mercados chave de destino para desenvolver uma gama de produtos competitiva e bem sucedida.
O primeiro fruto dessa associação será uma nova plataforma de chassis e uma geração de motores de média cilindrada (250-750cc) que irá oferecer múltiplas opções para abordar diferentes segmentos.
O produto final será um conjunto de modelos com forte componente aspiracional e acessíveis a mais clientes potenciais, com um preço de 200.000 rupias (INR) na Índia. Deste modo, será criada uma gama de acesso à marca Triumph, para todo o mundo, que garantirá a sua competitividade em grandes segmentos chave do mercado de motos a nível mundial e permitirá atrair novos clientes à marca britânica.