O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria alcançou um 28.º e um 29.º lugar, entre 38 pilotos, na quarta prova da edição de 2019 da European Talent Cup (ETC), que neste domingo se disputou no circuito MotorLand, em Aragão, Espanha.
As duas corridas foram ganhas pelo espanhol Izán Guevara, que, assim, ampliou a liderança da competição, onde agora dispõe de 81 pontos de vantagem sobre o seu compatriota Fermín Aldeguer, 2.º classificado.
“Para mim, é quase uma vitória. Há um ano, neste mesmo circuito, gastei mais três segundos e meio na minha melhor volta, não me tendo qualificado para a corrida. Agora tudo é diferente. Estou entre os melhores e continuo a progredir de dia para dia”, afirmou, no final, o único representante português na competição internacional que é considerada o principal trampolim para os jovens dos escalões de formação que ambicionam chegar ao Mundial de Moto GP. Depois da sessão de ‘warm up’ cumprida à chuva, manhã cedo, a primeira corrida fez-se com a pista praticamente seca e 38 pilotos a lutar ao milésimo de segundo.
O piloto português, integrado na formação da Leopard Impala Junior Team, procurou evitar as quedas e toques que se foram sucedendo à sua frente e optou por uma toada cautelosa, em crescendo.
Tanto assim foi que conseguiu o seu melhor tempo até então precisamente na última das 14 voltas ao circuito aragonês, quando registou 2m06,940s, muito próximo do ‘crono’ da qualificação (2m06,346s), no sábado.
Numa jornada disputada entre o calor abrasador, como foi o caso dos treinos livres de sexta-feira, em que a temperatura do asfalto atingiu os 52º, e a chuva abundante da primeiras horas da manhã deste domingo, “Kiko” Maria guardou para o fim o seu maior feito nesta incursão por Aragão.
Na 13.ª das 14 voltas da segunda corrida, o vice-campeão nacional de PréMoto 3 retirou 585 centésimos à sua volta mais rápida, fixando o seu melhor registo em 2m05,761s.