fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

7º Portugal Lés-a-Lés Off-Road 2022: Viagem até Mirandela

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quem veio de mais longe é natural que tenha saído de casa bastante cedo, mais ainda se vier com um atrelado para carregar a moto, algo necessário nas motos de enduro, ligeiras e compactas. Quem, como eu, tiver feito a viagem com toda a tralha está condicionado de forma diferente. Os que estão próximos de Mirandela têm a vida facilitada agora, porque no regresso será o oposto!


No meu caso, com saída de próximo da capital, a distância é significativa e ultrapassa os 400 km’s. além disso, levo toda a minha carga, mas como a moto não vai ainda com pneus de tacos posso dar-me ao luxo de adotar um estilo de condução mais atrevido sem ter que me preocupar com isso. Aliás, na fase inicial estava previsto sair já de Lisboa com pneus cardados e ainda bem que assim não foi!

Por outro lado, nesta Africa Twin a proteção contra o vento é limitada e o próprio capacete não ajuda nada  pelo que a viagem foi toda mais ou menos a velocidades a rondar os limites legais para não ser tão fustigado.

Vou já com o equipamento vestido, nomeadamente as botas, porque ocupam imenso espaço e o mesmo vale para o colete, mas fazemo-nos à estrada sem pressa e com vontade de começar já a desfrutar. Para mim o LaL começa assim que saio de casa e termina quando chego! Aliás, termina depois porque há muito trabalho de partilha para fazer com quem nos acompanha!

Até Coimbra a opção pela A1 faz sentido sendo que depois opto pelo IP3 rumo a Viseu, onde vou entrar novamente na autoestrada, neste caso na A24 e depois na A4. A Via Verde, que transferi antecipadamente da minha moto habitual, é um descanso e o desconto de 30% uma ajuda para a gasolina! Nem sei como existem motociclistas que não usam! Ignorância? Masoquismo? Não quererem revelar por onde andam?

Chego tranquilamente à bonita cidade do distrito de Bragança, muito popular pelas magníficas alheiras, de que sou fã, sobretudo se forem grelhadas e acompanhadas de grelos e “um ovo a cavalo”, mas há muitas formas de as degustar e até novas variantes sem glúten, vegan…

São trocados os pneus para uns verdadeiramente cardados, a organização faz as habituais verificações técnicas e documentais, é carregado o track no GPS para as 3 etapas, revejo algumas caras conhecidas e por hoje está feito o essencial. Claro que o jantar é alheira! Nem podia ser de outra forma! Em Roma… sê Romano!

Falta agora apenas ir para o alojamento que fica a mais de uma dezena de km’s, publicar esta pequena crónica e tentar deitar cedo. Amanhã é um dia em cheio! Prevê-se muitas horas de condução e paisagens soberbas. Imagino que vou ter fotos incríveis para partilhar convosco!

Quanto à Africa Twin, que já conheço bem, o dia de hoje serviu para reforçar o que já sabia: é uma maxi-trail muito equilibrada! Fácil de conduzir, com um nível de conforto muito aceitável em que tudo funciona bem: dos travões às suspensões, passando pela tecnologia… não é fácil encontrar-lhe muitas críticas, mais ainda da forma como foi conduzida hoje em que até o consumo de gasolina me pareceu francamente aceitável, a rondar os 5 litros.

A escassa proteção aerodinâmica desta versão não me preocupou grandemente e ajudou a que rolasse mais devagar, embora o ruído, ajudado pelo capacete de TT, fosse elevado, mas já era expetável. Para um uso diário optaria por um ecrã mais elevado que a própria marca tem como extra. O conforto do selim em asfalto também deixa algo a desejar, mas é uma moto de aventura!

De manhã, ainda antes de sair, vou fazer uma verificação global: níveis de fluídos, estado da corrente, bagagem e, provavelmente, baixar um pouco a pressão aos pneus, embora o técnico que fez a montagem e eu já tenhamos trocado algumas impressões. A avaliação definitiva será no terreno, sendo que a pressão muito baixa aumenta exponencialmente o risco de furo, ainda que melhore muito a tração.

Até amanhã

Texto e fotos: Pedro Pereira

 

Tags: 7.º Portugal de Lés-a-Lés Off-RoadaventuraEnduro

RELACIONADOS

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid
Notícias

Aprilia Tuareg Racing faz história no Hellas Rally Raid

Jacopo Cerutti e a equipa Aprilia Tuareg Racing tiveram um desempenho histórico no Hellas Rally Raid 2025, conquistando não...

Por Redação
2 Junho, 2025
Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto
Notícias

Esta empresa de impressão 3D produziu uma moto

Não é preciso dedicar-se exclusivamente à impressão 3D para saber que ela avançou muito. Graças à introdução de polímeros...

Por Redação
30 Maio, 2025
Ducati inicia a produção da Desmo450 MX
Notícias

Ducati inicia a produção da Desmo450 MX

A produção da nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross da história da Ducati, está em andamento na...

Por Redação
28 Maio, 2025
Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes
Notícias

Campeonato Nacional de Motocross decide-se em Fernão Joanes

A penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross disputou-se em Fernão Joanes no passado domingo, mas será preciso esperar...

Por Redação
28 Maio, 2025
Próximo Post
Miguel Oliveira vence Moto GP da Tailândia numa corrida à chuva

Miguel Oliveira vence Moto GP da Tailândia numa corrida à chuva



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt