fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

7º Portugal Lés-a-Lés Off-Road 2022: Viagem até Mirandela

Redação Por Redação
1 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Quem veio de mais longe é natural que tenha saído de casa bastante cedo, mais ainda se vier com um atrelado para carregar a moto, algo necessário nas motos de enduro, ligeiras e compactas. Quem, como eu, tiver feito a viagem com toda a tralha está condicionado de forma diferente. Os que estão próximos de Mirandela têm a vida facilitada agora, porque no regresso será o oposto!


No meu caso, com saída de próximo da capital, a distância é significativa e ultrapassa os 400 km’s. além disso, levo toda a minha carga, mas como a moto não vai ainda com pneus de tacos posso dar-me ao luxo de adotar um estilo de condução mais atrevido sem ter que me preocupar com isso. Aliás, na fase inicial estava previsto sair já de Lisboa com pneus cardados e ainda bem que assim não foi!

Por outro lado, nesta Africa Twin a proteção contra o vento é limitada e o próprio capacete não ajuda nada  pelo que a viagem foi toda mais ou menos a velocidades a rondar os limites legais para não ser tão fustigado.

Vou já com o equipamento vestido, nomeadamente as botas, porque ocupam imenso espaço e o mesmo vale para o colete, mas fazemo-nos à estrada sem pressa e com vontade de começar já a desfrutar. Para mim o LaL começa assim que saio de casa e termina quando chego! Aliás, termina depois porque há muito trabalho de partilha para fazer com quem nos acompanha!

Até Coimbra a opção pela A1 faz sentido sendo que depois opto pelo IP3 rumo a Viseu, onde vou entrar novamente na autoestrada, neste caso na A24 e depois na A4. A Via Verde, que transferi antecipadamente da minha moto habitual, é um descanso e o desconto de 30% uma ajuda para a gasolina! Nem sei como existem motociclistas que não usam! Ignorância? Masoquismo? Não quererem revelar por onde andam?

Chego tranquilamente à bonita cidade do distrito de Bragança, muito popular pelas magníficas alheiras, de que sou fã, sobretudo se forem grelhadas e acompanhadas de grelos e “um ovo a cavalo”, mas há muitas formas de as degustar e até novas variantes sem glúten, vegan…

São trocados os pneus para uns verdadeiramente cardados, a organização faz as habituais verificações técnicas e documentais, é carregado o track no GPS para as 3 etapas, revejo algumas caras conhecidas e por hoje está feito o essencial. Claro que o jantar é alheira! Nem podia ser de outra forma! Em Roma… sê Romano!

Falta agora apenas ir para o alojamento que fica a mais de uma dezena de km’s, publicar esta pequena crónica e tentar deitar cedo. Amanhã é um dia em cheio! Prevê-se muitas horas de condução e paisagens soberbas. Imagino que vou ter fotos incríveis para partilhar convosco!

Quanto à Africa Twin, que já conheço bem, o dia de hoje serviu para reforçar o que já sabia: é uma maxi-trail muito equilibrada! Fácil de conduzir, com um nível de conforto muito aceitável em que tudo funciona bem: dos travões às suspensões, passando pela tecnologia… não é fácil encontrar-lhe muitas críticas, mais ainda da forma como foi conduzida hoje em que até o consumo de gasolina me pareceu francamente aceitável, a rondar os 5 litros.

A escassa proteção aerodinâmica desta versão não me preocupou grandemente e ajudou a que rolasse mais devagar, embora o ruído, ajudado pelo capacete de TT, fosse elevado, mas já era expetável. Para um uso diário optaria por um ecrã mais elevado que a própria marca tem como extra. O conforto do selim em asfalto também deixa algo a desejar, mas é uma moto de aventura!

De manhã, ainda antes de sair, vou fazer uma verificação global: níveis de fluídos, estado da corrente, bagagem e, provavelmente, baixar um pouco a pressão aos pneus, embora o técnico que fez a montagem e eu já tenhamos trocado algumas impressões. A avaliação definitiva será no terreno, sendo que a pressão muito baixa aumenta exponencialmente o risco de furo, ainda que melhore muito a tração.

Até amanhã

Texto e fotos: Pedro Pereira

 

Tags: 7.º Portugal de Lés-a-Lés Off-RoadaventuraEnduro

RELACIONADOS

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança
Evento

Festa do 1.º Portugal de Lés-a-Lés Classic começou em Bragança

Novidade absoluta no mundo das duas rodas, o Portugal de Lés-a-Lés Classic reuniu em Bragança mais de uma centena...

Por Redação
10 Maio, 2025
Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras
Notícias

Triumph Motorcycle Portugal lança Tiger Sport 660 Full Extras

A Triumph Tiger Sport 660 Full Extras representa uma proposta de excelência para todos os que procuram uma moto...

Por Redação
9 Maio, 2025
Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto
Notícias

Salvador Caetano passará a deter participação no Grupo Multimoto

35 anos de dedicação e de crescimento sustentado no setor do Motociclismo, consolidando fortes relações e resultados no mercado...

Por Redação
9 Maio, 2025
Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática
Notícias

Esta moto elétrica de estilo retro é divertida e prática

As motos elétricas mais pequenas estão a tornar-se a opção preferida de uma nova onda de motociclistas que procuram...

Por Redação
9 Maio, 2025
Próximo Post
Miguel Oliveira vence Moto GP da Tailândia numa corrida à chuva

Miguel Oliveira vence Moto GP da Tailândia numa corrida à chuva



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt