A edição das Bodas de Prata do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) volta a bater recordes e promete ser uma festa grandiosa até Sagres, onde termina no dia 10 de junho.
Assim, de todo o País e de muitos pontos da Europa, mais de 2.500 motociclistas são esperados a partir de hoje, para o início do 25.º Portugal de Lés-a-Lés.
A edição de 2022 foi marcada por um calor abrasador. Já este ano há uma nova convidada: a chuva, que vai por à prova a resistência dos participantes e das suas máquinas.
Trajeto
Pelo caminho vão ser cerca de 1085 quilómetros de descoberta e aventura, na maior maratona mototurística da Europa, ao longo de algumas das mais belas estradas nacionais, municipais e regionais. As autoestradas e outros sinais de modernidade rodoviária ficam para as viagens de ida e regresso a casa. Porque há muito para ver e descobrir, num trajeto descrito ao longo das 60 páginas do road-book, entregue pela organização a todos os participantes.
Veja também 25.º Portugal de Lés-a-Lés
Uma descoberta que começa hoje, dia 7 de junho, com o arranque das Verificações Técnicas e Documentais aos 2185 participantes, entre as 9:00 e as 14:00, no Parque do Eixo Atlântico, em bragança. Neste local está montado o palanque de partida e chegada do Passeio de Abertura que, a partir das 10:00 horas verá os motociclistas arrancarem à descoberta do Parque Natural de Montesinho. Um aperitivo de 116 quilómetros, que cada um pode degustar ao ritmo que mais aprouver, desfrutando de paisagens ímpares no primeiro momento de homenagem à edição inaugural de 1999. A passagem por Rio de Onor, onde há 25 anos foi dada a partida para o Portugal de Lés-a-Lés será ponto alto, com fotografias para recordar… daqui a 25 anos!
Um passeio de enorme beleza natural antes do regresso ao Parque do Eixo Atlântico para o jantar de boas-vindas, no Pavilhão Gimnodesportivo do Clube Académico de Bragança. Ali mesmo ao lado do local onde, na quinta-feira, dia 8 de junho, será dada a madrugadora partida (às 06:00) rumo a Viseu, final da primeira etapa.
De Viseu a Ourém terá lugar a segunda tirada de um evento que termina em Sagres, no dia 10, após cerca de 28 horas e 50 minutos de condução previstas.