25.º Aniversário da Yamaha R1 – História
Desde que foi apresentada, em 1998, a Yamaha R1 veio redefinir padrões de desempenho e inovação na indústria de motociclismo, sendo que estes 25 anos da R1 são uma prova do compromisso da Yamaha com a excelência em engenharia.
Quando chegou ao mercado vinha com um inovador motor de quatro cilindros de 998 cm³, refrigerado por líquido, cabeça de cinco válvulas por cilindro e tamanhos de válvula redesenhados para um binário omnipresente.
No entanto, o verdadeiro avanço veio com a engenhosa decisão do líder do projeto, Kunihiko Miwa, de criar a primeira caixa de mudanças em posição vertical, algo que nunca ninguém tinha feito numa moto de produção.
Daí para a frente as inovações foram uma constante e mesmo na competição os resultados foram surgindo naturalmente, como em 2009, ano em que Ben Spies conquistou o título mundial do SBK.
Já em 2015 foi a primeira moto de produção equipada com IMU (Unidade de Medição de Inércia) de seis eixos, algo que é um standard atual. Nesse mesmo ano a Yamaha oferece a uma R1 M, uma versão ainda mais tecnológica (e mais cara). Além das suas carenagens de carbono e braço oscilante polido, a M apresenta suspensões Öhlins semi-ativas, bem como um GPS que atua como telemetria real.