A 24.ª edição do Portugal Lés a Lés (LaL), evento promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), tem início amanhã, dia 9 de junho, na Capital do Algarve e também do Motociclismo Nacional, ou seja, a encantadora cidade de Faro.
Manda a tradição que a edição seguinte tenha como ponto de partida o términus da anterior e como a 23.ª edição, que seguiu a Rota da N2 e uniu Chaves a Faro… está tudo explicado!
Esta edição, entre muitos outros atrativos, com destaque para as incursões a Espanha ou as visitas ao Tejo e Douro Internacionais, vai terminar na antiquíssima Bragança. Rio de Onor faz parte do seu Concelho e foi lá que teve início a primeira edição do Lal, ainda no milénio passado, que veio a terminar em Sagres. Ora, em 2023 completam-se 25 anos o que nos leva a poder imaginar já como será a próxima edição…
Da nossa parte fica o compromisso de lhe irmos contanto, no final de cada etapa, alguns dos momentos mais marcantes de cada dia e sermos um pouco os olhos de quem não pode ir (lembro que o limite de 1.500 inscrições foi rapidamente atingido).
Faremos um “Diário de Bordo” no site, complementado por um pequeno vídeo a cada dia, nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Na sua Revista Motos de julho será então contada a história com mais detalhe da 24.ª edição do LaL.
Um especial agradecimento à Multimoto por nos ter “confiado” uma Benelli Leoncino 500 Trail, já com alguns extras para melhorar o conforto da viagem (teria sido mais interessante a Leoncino ou TRK 800, mas não foi possível). Foi assim necessária alguma adaptação ao “choque” de deixar nas instalações da Rame Moto (que são sempre uma simpatia) uma moto com mais do dobro da potência e binário.
Também a marca portuguesa RSW Motowear foi um parceiro importante ao facultar-nos o blusão N222, as calças Atacama e as luvasMS19.
Por último, um destaque à Parts Europe pelo capacete Icon Variant Pro White e as botas Icon Stormhawk.
A moto e todo o equipamento vão ser assim testados em condições reais e bastante intensivas de utilização, muito similares às que interessam aos consumidores quando fazem as suas escolhas e investem os seus euros arduamente ganhos…
Os próximos dias são altamente promissores, a meteorologia vai ajudar (podia até estar um pouco mais fresco) e a nossa previsão é que venham a ser percorridos mais de 2.000 km’s no total. Sempre muito mais que o previsto pela FMP (os 1216 km’s são apenas os do road book), até porque o alojamento vai ser distante do fim das etapas (é no que dá não reservar logo os locais para pernoitar), mas o prazer de circular de moto compensa isso tudo. A nossa planificação é mais ou menos a seguinte:
Dia 9: viagem até Faro e Passeio de Abertura: 400 km;
Dia 10: de Faro até Castelo de Vide: 500 km;
Dia 11: de Castelo de Vide à Covilhã: 400 km;
Dia 12: da Covilhã a Bragança: 400 km;
Dia 13: de Bragança a Lisboa: 500 km.
Total: 2200 Km. Fica já a promessa de, no final, mostrar o desvio face à estimativa inicial. Se existir derrapagem nos km’s, será por uma boa causa! Como sabem, é maravilhoso passear de moto!
Até amanhã