17.ª edição Motorclássico: uma festa para todas as idades
Foi no passado fim de semana de 23 a 25 de fevereiro que decorreu a 17.ª edição do Salão Motor Clássico, uma vez mais na Cordoaria Nacional, em Lisboa e tal como nas edições anteriores, a organização esteve a cabo do Museu do Caramulo.
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Principais destaques no mundo automóvel
A cada ano que passa a organização reinventa-se para encontrar sempre novos motivos para, durante três dias, juntar os apaixonados por veículos clássicos, sejam bicicletas, motos, automóveis, memorabilia… que neste certame encontram um pouco de tudo: palestras sobre motor, cinema, passeios organizados, livros, entre outras celebrações.
Os maiores destaques desta edição foram para o mundo automóvel, nomeadamente:
- Centenário da marca MG (Morris Garage) que trouxe ao certame alguns exemplares, como o MGTA de 1936 ou o novo MG4 Xpower, veículo 100% elétrico, agora que a marca está sob alçadas chinesa;
- 90 anos do Citroen Traction Avant, modelo emblemático do construtor francês e altamente inovador, nomeadamente pela tração dianteira e a carroçaria monocoque. Ainda hoje é conhecido por “Arrastadeira” e tem uma legião de fãs;
- 70 anos do Mercedes-Benz 300 SL, conhecido por Asas de Gaivota”. Foi provavelmente o carro com mais realce em todo o salão e o exemplar que estava em exposição deslumbrava qualquer um, afinal de contas, é considerado por muitos como o primeiro supercarro da história!
- Cinquentenário do Citroen CX, outro automóvel que marcou uma geração, tendo sido produzido entre 1974 e 1991. Conforto de referência ou o facto de ter sido o primeiro automóvel francês equipado com ABS fazem parte dos seus atributos;
- 50 anos do VW Golf, referência incontornável na indústria automóvel para gerações, sendo que começou a ser comercializado em 1974, sucedendo ao popular VW Carocha. Um verdadeiro carro do povo para milhões de pessoas e, geralmente, “crónico” líder de vendas no segmento C na europa. Mais de 37 milhões de unidades falam por si.
Naturalmente que também merecem destaque os automóveis à venda, muitos deles de particulares ou as viaturas militares, sem esquecer o Parque dos Clássicos, mas o facto é que a meteorologia algo caprichosa fez com que o espaço a eles dedicado, junto ao Museu dos Coches não fosse tão concorrido.