Já está confirmado! Vai-se mesmo realizar entre os dias 3 e 5 de março (sexta a domingo), na Cordoaria Nacional, em Lisboa, bem juntinho do estuário do Tejo.
Desta é que vai ser! Há menos de um ano divulgámos a realização do evento e, pouco depois, o adiamento do mesmo por causa da inauguração do Caramulo Experience Center.
Nos 2 anos anteriores, 2020 e 2021, também não se tinha realizado por causa da Covid-19, mas agora a situação pandémica está bastante mais controlada. Esperamos que seja possível voltarmos a estar juntos para apreciar veículos clássicos, trocar experiências, fazer passeios e concentrações e, porque não, comprar ou vender alguma coisa? Até é possível os particulares venderem os seus clássicos, numa área dedicada para o efeito!
Veja-se este vídeo da edição de 2019:
O que tem de especial este evento?
O que é clássico geralmente nunca passa de moda! O seu encanto resiste à erosão do tempo e às modas passageiras. Como bem sabemos, recordar é viver e há também os clássicos modernos, sendo que alguns também vão estar por lá!
Assim, o Salão Internacional do Motorclássico é, em certa medida, uma viagem no tempo, seja para os que conheceram muitas das relíquias ali apresentadas, seja para os que não tiveram esse privilégio, mas que o podem ter agora.
É muito mais que um encontro de saudosistas e ainda bem! Vamos ver pessoas de diferentes gerações e é comum ouvir falar outras línguas para além do português. Isso mostra bem a importância deste encontro e o seu caráter global.
Também a sua localização é especial: rompendo com a tradição, abandona-se a FIL e vai realizar-se no edifício da Cordoaria Nacional. Mandado construir pelo Marquês de Pombal, por decreto de 1771, é um conjunto de oficinas distribuído por 3 corpos estendidos paralelamente ao Rio Tejo, no sítio do antigo forte de S. João. Aqui produziam-se cordas, cabos, velas e outros equipamentos para equipar os navios da marinha portuguesa.
Alguns detalhes adicionais
Abrangendo 3 dias não há desculpa para deixar de fazer uma visita. Entre carros, motos, exposições temáticas, leilões, automobilia, concentrações, motor talks… complicado pode ser escolher.
Tem organização do Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.
Por outro lado, o preço dos bilhetes é variável. Podem ser comprados online e, no caso dos mais jovens, é ainda mais atrativo:
Crianças (até 12 anos) – Grátis
Crianças (13 aos 17 anos) e Portadores de Deficiência – €6
Inteiro (18 ou mais anos) – €10
Já agora, quem foi acompanhando as nossas crónicas semanais sobre ciclomotores e motociclos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, vai encontrar vários dos modelos descritos ali expostos. Ou seja, mais um motivo para ir.
Assim, fica feito o convite. Mesmo para quem vem de fora da região de Lisboa pode estar aqui um bom motivo para um fim de semana diferente, até porque nas imediações há imensa coisa para fazer. Pode ser uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Museu dos Coches ou à Torre de Belém, passando por ir comer 1 (ou mais pastéis) ou simplesmente contemplar a Praça do Império e o Rio Tejo.
Texto: Pedro Pereira
Fotos: Motorclássico