Spectre, 2015
Voltamos a ter Daniel Craig no papel principal, mas agora a direção cabe a Sam Mendes. O realizador britânico, com um apelido tipicamente português, é filho de Peter Mendes, oriundo de Trinidad e Tobago, diretamente descendente de portugueses, mais precisamente madeirenses e o apelido foi passando de geração em geração.
No penúltimo filme da saga a protagonista no universo das motos é uma Norton Dominator SS. A marca britânica, que tem estado a renascer das cinzas, tem um legado incrível e está a fazer o possível pare regressar à ribalta.
Em bom rigor a moto não desempenha nenhum papel especial no filme. Porém, há uma cena, que abaixo se reproduz, em que tem um certo destaque e é por isso que é aqui apresentada, mas não a vemos em perseguições ou cenas de lutas.
Especulou-se que havia planos de a moto ter mais destaque no filme, mas tal não aconteceu, talvez por razões de natureza financeira. Algo similar ocorre no derradeiro filme de James Bond, também com a Norton, mas já lá vamos.
No time do die, 2021
Eis-nos chegado ao filme mais recente de uma longa série e que promete não ficar por aqui, sendo que tudo aponta para o surgimento, muito em breve, de um novo filme e, provavelmente, de um novo ator a desempenhar o papel principal.
Neste filme, além do surgimento fugaz de duas Norton, o grande destaque, no que às motos diz respeito, vai integralmente para a marca britânica Triumph que aqui faz uma forte aposta e logo em dose dupla com a EON Productions: Triumph Tiger 900 e Triumph Scrambler 1200 XE.
A própria marca anunciou publicamente a sua ligação à saga, talvez até para filmes futuros e lançou uma edição especial de 250 modelos “Bond Edition da Tiger 900 e da Scrambler 1200 XE, com vários detalhes específicos.
Torna-se muito complexo ter de destacar uma cena no filme em que as motos desempenhem um papel de destaque por uma razão muito simples: as cenas são várias pelo que se optou por partilhar algo na lógica de “behind the scene”. Ou seja, do trabalho de bastidores e do que foi feito também pela Triumph para tornar as cenas mais realistas e intensas. Nada como ver o filme! Afinal de contas, é neste que as motos atingem o clímax!
Esperemos que tenham gostado desta viagem e possa servir para (re)ver os filmes do agente ao serviço de Sua Majestade!