Quantum of Solace, 2008
Entramos definitivamente no século XXI, sendo que agora o papel principal cabe a um “novo” James Bond, mais precisamente Daniel Craig, que aqui tem o seu segundo filme, depois de Casino Royale em 2006.
Mantém-se a tradição, que já vem de longe, de apresentarmos uma nova marca no filme, sendo que agora a protagonista de duas rodas é uma espanhola Montesa Cota 4RT. Na prática, trata-se de uma moto de trial, sendo que a Montesa é uma subsidiária da Honda.
A cena decorre, como não podia deixar de ser, numa perseguição. Agora James Bond está em Port-au-Prince, no Haiti, e usa a moto, que rouba após agredir o seu condutor, para perseguir o seu inimigo Dominic Green.
O momento alto é o salto, ou sucessão de saltos, que permitem a 007, já no Porto, conseguir saltar para dentro do barco em que o seu inimigo se prepara para fugir, levando consigo, a agente secreta e Bond Girl, Camille Montes, cujo papel pertence à atriz ucraniana Olga Kurylenko.
A perseguição é relativamente curta, se comparada com as que ocorrem noutros filmes, mas mostra bem a agilidade que as motos de trial podem conseguir. De referir ainda que se trata de um motor a quatro tempos, sendo que, durante muito tempo, o mercado das motos de trial era dominado por motores a dois tempos.
Skyfall, 2012
Uma vez mais o papel principal cabe a Daniel Craig. Desta vez a cena decorre em Istambul, na Turquia, e as cenas de perseguição são memoráveis. De referir que este filme comemora os 50 anos da saga de James Bond.
Se considerarmos o filme de 1971 Diamonds Are Forever, então temos de assumir que voltamos a repetir uma marca, ainda que num modelo completamente diferente. Agora o modelo eleito é a Honda CRF 240R e logo em dose dupla, já que 007 e o seu inimigo Baddie Patrice usam motos similares, ainda que com roupagens diferentes. A de 007 até tem malas laterais e a do seu inimigo foi “roubada” à polícia local.
A perseguição pelos telhados do Grande Bazar é verdadeiramente épica e as filmagens reforçam isso mesmo. No final o vilão escapa saltando de uma ponte para um comboio que vai a passar por baixo e 007 faz algo similar, mas mais arriscado: embate deliberadamente com a roda da frente na guarda da ponte e é projetado para cima do mesmo comboio! Só mesmo James Bond!
Ao que consta, a Honda usada por James Bond foi doada à associação de caridade “BBC Children in Need“, que promoveu o leilão e permitiu angariar US$ 162.000, destinados a ajudar crianças e jovens necessitados no Reino Unido.