For Your Eyes Only, 1981
Neste filme o papel de James Bond cabe, uma vez mais, a Roger Moore e a célebre perseguição das motos, ambas Yamaha XT 500, dura vários minutos e está excecionalmente bem conseguida, até porque os meios tecnológicos da época eram muito diferentes dos atuais.
A cena começa com uma perseguição em skis, após um gigantesco salto em comprimento, mas os inimigos não desistem e perseguem 007 montados em duas XT 500. Ambas equipadas com metralhadoras e rodas com pregos para andar na neve, tudo para tentar deter o agente mais temido de todos. Na prática, os piscas das motos giram num ângulo de 90° e disparam várias rajadas, mas sem sucesso.
No final James Bond acaba por escapar e, como de costume, as motos têm um final triste: uma acaba dentro de um galinheiro e é levantada ao ar e lançada contra James Bond e a outra também acaba acidentada. Decididamente, as motos não têm sorte com 007, pelo menos nos primeiros filmes.
Uma vez mais, não vemos James Bond a conduzir uma moto, algo que acontecerá apenas mais tarde, mais precisamente no próximo filme em que as motos merecem destaque.
Golden Eye, 1995
Neste filme o papel de James Bond cabe a Pierce Brosnan. Uma vez mais, um ator bastante distinto dos anteriores, mas que soube encarnar muito bem a personagem e dar-lhe um toque diferente, muito próprio e até algo exótico.
James Bond, como sempre, está a combater o mal e acaba por ser perseguido pelo exército suíço, incluindo dois soldados montados em Cagiva W16 600. Num dado momento, quando tenta escapar de avião, acaba por cair do mesmo, antes da descolagem e a única hipótese, desesperada, é pegar na moto (finalmente!) e tentar apanhar o avião.
O exército deixa de o seguir ao ver a sua loucura: despenha-se com a moto (mais uma moto infeliz) e vai, em queda livre, conseguir apanhar o avião e assim escapar.
A sua condução na moto dura apenas alguns instantes, mas mostra que é possível a James Bond também conduzir uma moto. Quanto à outra Cagiva, acaba por ter um pouco mais de sorte: o seu condutor cai e a moto acaba por ficar praticamente incólume.
A primeira parte fica por aqui.
Para a próxima semana apresentamos mais cinco filmes da saga James Bond em que as motos têm um papel de relevo.