5 – Ser organizado
Quando se viaja a dois é natural que haja bagagem, preferencialmente bem organizada e segura, sendo que o que for mais prioritário é que deve estar mais acessível.
Compete ao passageiro, mesmo em andamento, ir inspecionando os diferentes itens, a forma como estão fixos e, em caso de necessidade, dar imediatamente o alerta ao condutor para uma eventual necessidade de paragem.
6 – Não se intrometa na condução
Uma coisa é ser participativo na viagem, mais ainda quando existem intercomunicadores. Outra completamente distinta é intrometer-se na condução, podendo até causar perigo para os dois.
Estar constantemente a dar palpites sobre a condução, recomendações ou sugestões é mau. Também não é melhor dar pancadas no condutor para ir mais devagar ou mais depressa ou apertá-lo. Pior que isso só dar “caroladas” no capacete ou gritar.
7 – Ter espírito de equipa
Andar em duo nem sempre é apenas andar para a frente, por estradas maravilhosas ou paisagens de cortar a respiração. É muito mais que isso.
Efetuar manobras com a moto parada, sobretudo se ela for pesada, acondicionar ou retirar bagagens é mais rápido, seguro e simples se for feito em forma colaborativa, evitando até esforços desnecessários. É trabalho de equipa em que todos ganham ou todos perdem.