É já amanhã que vai ter lugar na Vila de Fontes, bem próxima de Santa Marta de Penaguião, a XIIIª edição de um clássico que já ganhou um lugar incontornável no panorama nacional das provas de resistência nos ciclomotores de 50cc. Até já lhe chamam a “Meca dos Chassos” e é por uma boa razão!
A encantadora Vila de Fontes, que foi concelho até 1836, pertence agora ao de Santa Marta de Penaguião e tem neste evento um grande momento de festa, não apenas para os habitantes da terra, mas também para todos os que quiserem visitar a vila nesta data especial.
Aliás, mesmo que não seja para participar, está aqui uma bela desculpa para fazer uma passeata a esta localidade, situada bem nas abas do Marão, junto ao Douro Vinhateiro e a poucos km’s da sede do concelho, que faz parte da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. Aliás, foi na vila penaguiense que se realizou a escritura da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, encerrando assim a primeira fase do projeto.
Além disso, fica a pouco mais de 100 km do Porto e a cerca de 20 km de Vila Real, já para não mencionar que toda a região é lindíssima. Inevitável destaque, além da Nacional 2, também para a N222, a tal que tem fama (e proveito) de ser das estradas mais bonitas do mundo, nomeadamente no trecho que faz na margem sul do Rio Douro e do qual ainda há pouco demos notícias!
Em que consiste a Xassos Urban Cup (XUC)?
Pode ser descrita um pouco na lógica de “a corrida mais louca do mundo”, mas gosto de uma descrição ainda mais arrojada e à nossa medida, pois tive oportunidade de assistir a uma edição: conhecem o Tourist Trophy (TT) da Ilha de Man, correto? Imagino que já todos tenham ouvido falar, até porque se trata de uma prova de fama mundial, muito por causa dos riscos envolvidos.
Em Fontes a loucura positiva também está presente, mas os riscos são muito menores (o que é diferente de afirmar que não existem) e a prova é feita, em várias categorias, pelo interior da vila em veículos com uma cilindrada que não excede os 50 cc e numa prova de resistência com a duração de 3 horas. Ou seja, pilotos (homens e mulheres) são postos à prova, bem como as suas gloriosas máquinas!
Mais do que uma competição (e ninguém gosta de perder “nem a feijões”) o objetivo, tal como refere o Regulamento, é mais amplo:
Sem qualquer carácter oficial, esta manifestação destina-se em exclusividade às pessoas que queiram participar, e tem como objetivo fazer reviver antigas Glórias da Indústria Motociclista Portuguesa e não só, num segmento motorizadas de apenas 50cc.
Trata-se fundamentalmente de corridas de cavalheiros, com primazia dada à confraternização e em muitos casos ao “batismo de pista” em detrimento da classificação final. Nesse sentido, a conduta dos participantes deve ser condizente com o espírito desportivo da competição. Deve ser encarada com responsabilidade e “fair-play”.
Existem 4 categorias distintas, com regras próprias, um pouco na lógica de uma qualquer grande competição: Xassos, Pró-Xassos, Xassos Feminina e Xassos Veteranos. Além disso, há normas específicas para os veículos, obrigatoriedade de manter os transponders durante toda a prova, para o equipamento de proteção obrigatório e até prémios para os melhores!
Assim, participar numa prova destas, num circuito urbano fechado, com cerca de 2,5 km’s, com 70% em asfalto e 30% em calçada é uma grande aventura e mesmo os que ficam a assistir já sabem que vão presenciar a uma grande prova, sendo que a festa dura todo o fim de semana!
Por outro lado, várias das máquinas que participam foram apresentadas nas nossas crónicas sobre ciclomotores e motociclos que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, incluindo a SiS Sachs V5 que dá o mote para o logotipo do XUC!
Fica, pois, o convite! Da nossa parte esperamos que seja, como nas edições anteriores, um grande sucesso, que as inevitáveis quedas não tenham consequências e que as temperaturas elevadas que se vão fazer sentir não comprometam (muito) a fiabilidade mecânica dos xassos!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e vídeo: Xassos Urban Cup