8 – Colocar o pneu no sítio
Se chegou até aqui e correu tudo bem, já merece uma bebida fresca! Veja os valores de aperto dos parafusos e tenha uma chave dinamométrica à mão que depois lhe vai servir para outros usos, pelo que é um investimento que facilmente se paga com o tempo.
Aproveite a oportunidade para retirar os protetores da suspensão, limpar tudo, incluindo os guarda pós e, porque não até aplicar um pouco de um spray adequado, por exemplo de silicone. Tenha em atenção à inserção dos alargadores (um de cada lado) e do disco no interior das pastilhas de travão, às quais já viu previamente o desgaste. Coloque um pouco de massa no eixo da roda antes de o colocar no interior do cubo da roda, da direita para a esquerda. Quando finalizar, não tenha ainda pressa em apertar completamente.
9 – Verificações finais
Ainda antes de seguir cuidadosamente os valores de aperto indicados no manual, é chegada a altura de bombear repetidamente o sistema de travagem, através da respetiva manete, para que o circuito hidráulico ganhe pressão, mas esta tarefa tem também outro objetivo.
Ao forçar a travagem repetida vezes, já com a roda no chão, além de criar pressão no circuito, está a garantir que as duas bainhas ficam devidamente alinhadas, o que é fundamental para um comportamento saudável de toda a suspensão. Só depois deve efetuar os respetivos apertos mencionados no manual e considerar que esta etapa acaba.
Por curiosidade, nesta moto em concreto, o binário do eixo é de 73,5 nm e os dois parafusos de fixação têm um aperto de 20 nm. Estes valores são para cumprir escrupulosamente.
10 – Conduzir novamente a sua moto
Agora que está tudo pronto é altura de fazer o teste de estrada. Teste a sua moto com o novo pneu e verifique que não há comportamentos ou reações estranhas.
Lembre-se que um pneu novo vai necessitar de algum tempo de adaptação ao uso (rodagem) e é normal que tenha uma pequena quantidade de goma que vai depois desaparecer com a utilização. É aplicada para a preservação do mesmo, uma vez que entre a produção e a aplicação podem demorar vários meses.
Por último, ande particularmente atento à pressão nos primeiros dias. Pode dar-se o caso de existir um pequeno furo ou uma válvula defeituosa. Aliás, há quem sugira trocar sempre a válvula ao mesmo tempo que se troca o pneu.
Convém ainda ter presente que um pneu usado não é lixo comum e podem e devem ser reciclados.