5 – Antes de iniciar o processo inverso
Aproveite a ocasião para ver o aperto/tensão dos raios. O tilintar com uma simples chave metálica dá para perceber se estão ok, mas uma chave dinamométrica para verificar os apertos é a melhor solução. Aproveite também a oportunidade para ver o estado dos rolamentos da roda, trocar ou adicionar lubrificante se for caso disso e ver como está a jante, incluindo a fita interior que protege a câmara da cabeça dos raios. Substitua se necessário.
Tenha em atenção o sentido de rotação do pneu (se existir), o desgaste do disco de travão e, para o processo de montagem ser mais simples, existe uma massa própria. Se não tiver, a utilização de água com sabão em spray pode ser uma boa ajuda. Também deixar o novo pneu ao sol algum tempo antes da montagem pode ser um auxiliar, já que a borracha fica mais flexível.
6 – Montagem do pneu
Esta etapa é particularmente delicada. Deve ser feita com tempo e ainda mais atenção que o processo anterior. É relativamente fácil trilhar uma câmara de ar e ter de repetir todo o processo. Não se apresse, use os joelhos e o peso do corpo como apoio e se estiver a fazer mesmo muita força é porque está a fazer algo errado. Faça uma pause e inspire fundo.
Pode optar por inserir logo a câmara na jante ou só depois de ter inserido o pneu de um dos lados. É uma opção pessoal. Lembre-se ainda que a câmara deve ter um pouco de ar apenas para lhe dar forma. Começar/acabar junto ou afastado da válvula é uma opção pessoal.
Depois de finalizada a montagem da câmara e do pneu é o momento da verdade. Saber se o trabalho ficou ou não bem feito. Ainda antes de encher a câmara verifique se o alinhamento da válvula foi perfeito e, se necessário, faça uma pequena correção.
7 – Encher o pneu
Já aparafusou o parafuso que fixa a válvula à jante e agora é que vai saber se não fez asneira. Encher o pneu pode ser feito usando um compressor ou qualquer outra estratégia, mas não tenha pressa em encher logo na pressão indicada no manual.
Insufle, por exemplo até metade da pressão indicada, e verifique se está tudo ok. Pode até dar algumas pancadas com a roda no chão. Se ouvir o ruído do ar a sair é sinal que algo correu mal e o mais provável é ter de repetir tudo.
Neste caso concreto, apenas por precaução, trocámos a câmara uma vez que era da idade do pneu. Foi trocada por uma reforçada de 3 mm, mais resistente aos furos. A pressão indicada é de um 1.5 bar e foi a seguida, colocando, no final, a tampa protetora de borracha.