Todos os caminhos vão dar ao Caramulo no próximo fim de semana de 8 a 10 de setembro, para a XII edição do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos, onde uma programação sem igual espera pelos 30 mil visitantes que anualmente rumam ao evento.
Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será, como já é tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade.
Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam a concentração Vespa Caramulo, o Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, Passeio BMW M, o Encontro BMW Clube Portugal, o Passeio Honda S2000, o Passeio Ducati, o Encontro Porsche, o Encontro das Cinquenta e o Passeio Citroën CX o Passeio Espanha Caramulo Club BMW Serie 3, que se estreia este ano vindo de Espanha. Para os veículos sem motores, regressa a Raiada, dedicada às bicicletas antigas. Há ainda um Drift Show, um Monster Truck Show, exibição de Karts, uma pista TT para todos os visitantes que se quiseram juntar em veículos de todo-o-terreno, a clássica parada militar sob o nome Jeep Attack! e a Feira de Automobilia do Caramulo, cujos visitantes ficarão habilitados a ganhar subidas de rampa entre outros prémios, a sortear nos dias de Sábado e Domingo.
A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas e radicais Outdoor, parques infantis insufláveis, e bares e zonas chill out com música durante todo o evento. Ao longo de todo o fim de semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, e ainda uma participação especial da Força Aérea Portuguesa com dois caças F-16.
Todos os anos, o Caramulo Motorfestival conta também com a presença de pilotos veteranos, que participam no evento em competição ou apenas em demonstração, permitindo ao público ter um contacto directo com os mesmos. Este ano não é excepção, contando com um plantel de pilotos de luxo, tanto em automóveis como em motos, encabeçado pelos pilotos Cyril Neveu e Filipe Albuquerque.
Nascido em França, o piloto Cyril Neveu venceu cinco vezes o Paris-Dakar, incluindo a primeira edição da prova em 1979, tendo participado em 10 edições do mítico rali.
Filipe Albuquerque descobriu a sua paixão pelo automobilismo com apenas oito anos quando experimentou um kart. Aos 22 anos, fez o seu primeiro teste oficial aos comandos do F1 da Toro Rosso. Correu nas 6h de Spa e nas 24h de Le Mans, onde foi distinguido com o prémio ‘Melhor Rookie do Ano’ e foi ainda Vice-Campeão do European Le Mans Series.
EsAlém destas duas estrelas o Caramulo Motorfestival vai contar ainda com os pilotos Tiago Magalhães, actual Campeão Nacional na classe Superbikes, corre na Aprilia Portugal Racing Team, Joaquim Jorge, recordista de títulos (15) de campeão nacional, em ralis e velocidade, de clássicos, Francisco Sande e Castro, ex-Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën e veterano do Rally Paris-Dakar, onde participou por duas vezes ao volante de um UMM, regressa à Rampa do Caramulo onde correu nos anos 80, Filipe Lourenço, uma das revelações no desporto sobre duas rodas, Filipe Lourenço corre actualmente na Aprilia Portugal Racing Team onde luta pelo título do Troféu Motoval e Rodrigo Correia, o piloto que, com apenas 13 anos está a disputar o Campeonato Nacional de Ralicross e que irá percorrer o palco do Caramulo aos comandos do seu Karting, ou da sua Mini Moto4, em 4 ou 2 rodas.
O Museu do Caramulo apresenta ainda a exposição temporária “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”, que pretende contar a história da Ferrari através de modelos das várias décadas da marca. A exposição “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada” é composta por diversos modelos únicos e raros, repletos de história, entre eles o Ferrari 195 Inter, o Ferrari 500 Mondial, o Ferrari 275 GTB Competizione, o Ferrari 250 Lusso, o Ferrari 365 Daytona, o Dino 246 GT, o Ferrari F40 ou o Ferrari Testarossa. Esta exposição pode ser visitada no museu, que estará aberto em horário alargado nos três dias do evento. No exterior, destaque para o Encontro Ferrari, destinado a todos os proprietários de automóveis da marca italiana – que visitarão o evento no Sábado, assinalando assim o aniversário da casa de Maranello.